terça-feira, 26 de agosto de 2014

A Ilha Misteriosa (Mysterious Island) 1961



Durante a guerra civil americana, prisioneiros da União escapam num balão e acabam presos numa ilha do Atlântico Sul, habitada por plantas e animais gigantes. Devem encontrar uma maneira de sobreviver aos perigos e voltar para casa.
Adaptação do famoso livro de Julio de Verne, sequela de "20.000 Léguas Submarinas", é um dos mais satisfatórios filme em que Harryhausen trabalhou desde 1958 até 1963, trabalhando em quatro famosas adaptações literárias. Em termos de entrega, emoções, e argumento transgride vários grupos etários. Temos acção, exotismo, e algum terror e tragédia e o sentido inerente de temor que premeia as obras de Jules Verne.
Os argumentistas alteraram a história de Verne de 1874 para permitir a entrada das criaturas de Harryhausen, e uma dupla de mulheres britânicas snobs, mas a história continua fiel à narrativa de um repórter e soldados rivais que escapam da prisão num balão gigante, para aterrarem numa ilha composta por uma flora e uma fauna bastante estranha. Adicione-se a isto piratas, o Capitão Nemo, um vulcão em erupção, e as audiências têm uma bela história de sobrevivência.
As criaturas de Harruhausen são magníficas, os gestos articulados do caranguejo gigante são totalmente naturais, mas mesmo antes da sua aparição formal na tela a sua aberrante estatura está implícita através de sombras e personagens atingidas pelo medo, o que faz o público salivar por ver este estranho monstro.
Magnífica banda sonora de Bernard Hermann, e dos actores destaca-se Herbert Lom no papel de Capitão Nemo.

Link
Imdb 

Sem comentários: