sábado, 3 de junho de 2017

Death and the Compass (Death and the Compass) 1992

O detective Erik Lonnrot (brilhantemente interpretado por Peter Boyle), investiga uma série de bizarros assassinatos numa cidade futurista, sombria e caótica, administrada por um governo totalitário. Enquanto vai chegando perto da verdade, Lonnrot descobre uma complexa conspiração oculta, que o coloca em perigo de vida.
"Death and the Compass" oferecia a Alex Cox a oportunidade de adaptar uma obra literária pela primeira vez. Baseado numa história curta (originalmente intitulada de “La Muerte y la brújula”) de Jorge Luis Borges, publicada pela primeira vez em 1942, mas apenas traduzida para inglês em 1954. Era a peça central de uma trilogia de detectives que Borges escreveu, e foi publicada precisamente 100 anos depois de “The Mystery of Marie Roget”, também a história do meio de uma trilogia de Auguste Dupin, escrito por Edgar Allen Poe. A história de Poe influenciou a obra de Borges, mas a sensação de enclausuramento sentida na obra vem de Franz Kafka. 
Cox teve oportunidade de fazer este filme através da BBC, que lhe perguntou se estava interessado em fazer uma versão de “La Muerte y la brújula”, como uma colaboração para uma série de adaptações televisivas da obra de Borges, série essa que teve 6 episódios, cada um realizado por um realizador diferente. Um desses episódios era realizado por Carlos Saura, "El Sur". Esta série tinha como objectivo assinalar o 500 aniversário da invasão espanhola ao novo mundo. O filme que temos aqui hoje disponível ficou completo em duas fases: a primeira fase foi filmada em 1992 e acabou numa versão de 55 minutos, que foi exibida na televisão espanhola e na BBC. Um ano mais tarde foi filmado material adicional, para montar uma versão cinematográfica, mas a falta de recursos para a prós-produção e uma confusão sobre os direitos cinematográficos deixaram esta nova versão em espera.
A questão dos direitos acabou por ser um labirinto, como o próprio filme. Os direitos da propriedade da história estavam num produtor em Espanha, e problemas com os direitos no México e no Japão precisavam de ser resolvidos, antes do film
e saír cá para fora. Quando tudo ficou concluído o filme foi finalmente exibido, no Outono de 1996. 
Legendas em espanhol.

Link
Imdb  

Sem comentários: