quinta-feira, 22 de junho de 2017

A Rapariga do Lenço Vermelho (Selvi Boylum Al Yazmalim) 1977

A história de um dilema entre o amor de uma mulher, e a sua lógica. Asya, uma jovem com uma mãe reservadora, conhece Ilyas um homem da cidade por quem depressa se apaixona. Superam as dificuldades e têm um casamento rápido e feliz. No entanto, a vida vai mudar quando ajuda um homem certa noite, deixa a mulher e o filho e sai de casa. Asya pega no filho e parte sem rumo, até que uma mão amiga a ajuda desinteressadamente.
Enquanto o livro original de Chingiz Aitmatov, de onde é adaptado este filme, nos mostra a história dos dois homens, o filme de Atif Yilmaz concentra-se na mulher. Começa com um close-up de Asya, e termina da mesma forma. Asya é apresentada como uma mulher independente, capaz de decidir o seu caminho. Decide fugir com o homem que ama em vez de casar com um homem que nem conhece. Toma a iniciativa de falar com o chefe de İlyas, e sai de casa quando não está feliz. Para preparar a audiência para a escolha de Asya no final, Yilmaz insere certos detalhes da vida de Asya com Cemşit. Apesar de ser legalmente casada, descartou as roupas de camponesa e trabalha agora numa cooperativa.
Os diálogos são reduzidos ao mínimo no filme, a narrativa flui através de monólogos/vozes interiores, os três principais actores exprimem-se através de sinais e mímica enquanto enfrentam o público, uma novidade para o cinema turco, e que era a forma de Atıf Yılmaz preservar o texto lírico, enquanto enfatizava a visualidade. 
 Atif Yilmaz era um dos realizadores turcos mais activos neste período do cinema turco, realizou mais de quarenta filmes durante a década de setenta, alguns deles bastante importantes.

Link
Imdb

Sem comentários: