sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

O Mundo Musical da Islândia

O dia de hoje, vai ser exclusivamente dedicado à música alternativa que se faz na Islândia. The Sugarcubes, Bjork, Sigur Rós são os primeiros nomes que vêm à memória. Mas há muito mais, como podem ver por estes três documentários.


Backyard (Backyard) 2010
Árni Rúnar decidiu improvisar e criar o seu próprio mini-festival enquanto o resto da cidade de Reykjavik celebra a anual noite da cultura. O alinhamento inclui algumas das mais excitantes bandas islandesas da actualidade: Múm, Hjaltalín, Borkó, Sing Fang Bous, Reykjavik!, Retro Stepson, e os FM Belfast. Árni Sveinsson e a sua câmara capturam a atitude "do it yourself" de Rúnar, a mesma atitude que fez da música underground ser tão bem sucedida. O festival é realizado no quintal de Árni Rúnar, e a única coisa que os pode impedir é a chuva forte. Mas o fim do verão tem muitas nuances, e o sol regressa ao recinto, que se transforma numa festa muito maior do que se esperava.

Link
Imdb

Screaming Masterpiece (Gargandi Snilld) 2005
Documentário escrito e realizado por Ari Alexander e Ergis Magnússon sobre a cena musical islandesa, tentando explicar a razão porque este país tem uma serie de talentos tão ricos e habilidosos.
O filme em si mostra perfomances ao vivo e entrevistas a alguns dos maiores nomes musicais islandeses, incluindo Bjork, Sigur Rós, Slowblow, múm, Ghostigital, Quarashi, Singapore Sling, entre muitos outros, com o frio cenário islandês como background.
Segundo Bjork, desde que o país se tornou independente em 1944 que tentam descobrir o significado do que é ser irlandês. Screaming Masterpiece mostra um dos aspectos da cultura irlandesa em debate, a procura pela definição da identidade nacional através da expressão musical.

Link
Legendas 
Imdb


Heima (Heima) 2007
No verão de 2006 os Sigur Rós regressaram a casa para tocar uma série de concertos gratuitos, sem aviso prévio para o povo Islandês. Este filme documenta essa já lendária tour, com reflexões íntimas sobre a banda, e uma mão cheia de novas perfomances acústicas. O filme é realizado pelo canadiano Dean DeBlois, que realizou também filmes de animação como "Lilo & Stich" ou "How to Train Your Dragon". 


 Link
Imdb

Sem comentários: