sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Uma Noite na Ópera (A Night at the Ópera) 1935


Os Irmãos Marx estão, desta vez, na alta sociedade. Dois apaixonados que cantam ópera são impedidos de estarem juntos por um terrível tenor. Utilizando as inúmeras tropelias de que são capazes, os irmãos Marx vão conseguir juntar os dois apaixonados.
Dois factos importantes neste sexto filme dos irmãos Marx: 1) Zeppo deixava de interpretar com os irmãos. 2) Os irmãos trocavam a Paramont pela Metro-Goldwyn Meyer. Era um facto que Zeppo não tinha tanta graça como os irmãos, e os seus papéis eram sempre secundários, então acabaria por trocar a sua carreira de actor pela de inventor. Nunca mais seria visto num filme até à sua morte, em 1979. em 1969 Zeppo patenteou um relógio de pulso para doentes cardíacos, que soava um alarme se o doente tivesse uma paragem cardíaca. Ainda havia um quinto Marx, Gummo, que deixaria a equipa antes dos outros se iniciarem nas lides do cinema.
A mudança para a MGM marcaria uma mudança de rumo na carreira dos Marx. Nos filmes da Paramont eles eram mais anárquicos, pois atacavam qualquer um que cruzasse no seu caminho, na nova produtora reservavam os ataques apenas para os vilões. As mudanças impostas por Irving Thalberg acabariam por surtir efeito, e tornava-se num êxito de bilheteira, embora apenas na sua segunda edição. Nesta segunda edição foram cortados 9 minutos da montagem inicial.
Em "A Night at the Opera" os personagens dos irmão estão mais cuidados do que anteriormente. Groucho fica mais sensato, Chico mais inteligente, e Harpo mais infantil. O argumento era mais cuidado, com um princípio meio e fim, ao passo que a versão anterior era caracterizada por uma sucessão de gags, que se sobrepunham ao argumento. Esta nova versão dos Marx conseguia claramente mais sucesso, embora muitos fãs prefiram as aventuras anteriores.
O luxo também passava para trás das câmaras, com a realização deste filme a ir parar às mãos de Sam Wood, um realizador já com uma carreira invejável no campo da comédia e do drama, que vinha desde o período do cinema mudo, tendo realizado algumas obras relevantes em Hollywood. Wood ainda seria chamado mais uma vez para dirigir os Marx, e não muito depois conseguiu três nomeações ao Óscar de melhor realizador quase consecutivas.

Link
Imdb

Sem comentários: