quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Missão sexual (Seksmisja) 1984



Dois cientistas são escolhidos como cobaias para uma experiência temporal: são colocados em estado de hibernação, para serem acordados três anos depois. Entretanto, rebenta a III Guerra Mundial, e a vida é irradiada da superfície da terra. Quando eles acordam, descobrem que não só passaram 50 anos como também são os únicos exemplares do sexo masculino vivos, numa nova sociedade que vive debaixo do solo e composta unicamente por mulheres.
O filme contém numerosas à realidade da sociedade do bloco comunista, particularmente para o da República da Polónia, mesmo antes da queda do comunismo, talvez na expectativa dos grandes eventos que estavam por vir, a queda do comunismo e a ascenção da liberdade política. Quando Max e Albert escapam, saltam a parede que de seguida começa a tremer. As reuniões secretas das mulheres e as suas mentiras são paralelas ao regime comunista da Polónia. Esta dimensão do filme parece escapar ao espectador distante do contexto. Alguns destes detalhes foram deixados de fora da versão que passou nos cinemas polacos, mas outras foram deixadas passar. O filme também pode ser visto como uma sátira entre géneros, puritanismo ou totalitarismo.
O filme é muito popular na Polónia. Foi proclamado o melhor filme polaco dos últimos 30 anos numa poll realizada em 2005 pelas três revistas de cinema mais populares da altura. No entanto, uma avaliação do público tem os seus prós e os seus contras. Recebeu o Złota Kaczka Award para melhor filme em 1984, uma espécie de Óscar polaco. Em Portugal foi mostrado no festival da Figueira da Foz e no Fantasporto.

Link
Imdb

Sem comentários: