quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Os Galhofeiros (Animal Crackers) 1930


Captain Spaulding (Groucho), um famoso explorador, regressa de África e vai a uma festa de gala realizada pela Mrs. Rittenhouse. Um quadro que está a ser mostrado naquela festa desaparece, e os Marx vão ajudar a recuperá-lo. Quer dizer, talvez ajudar não seja a palavra correcta, mas afinal de contas são os irmãos Marx...
"Animal Crackers" é a segunda comédia dos irmãos Marx, mais um vez baseada num sucesso da Broadway, e tem alguns flashes de génio, que o colocam entre os mais interessantes trabalhos dos irmãos. Os irmãos estão no seu melhor quando interagem uns com os outros. Tanto este filme como o anterior, "The Cocoanuts", são filmagens integrais de sucessos de palco. É contado que os irmãos filmavam de dia para depois interpretarem os seus papéis na Broadway à noite.
Zeppo infelizmente não tem o mesmo carisma dos restantes irmão, os seus papéis eram sempre de jovens bonitos e ingénuos, nunca com o slapstick dos irmãos, não é por isso de admirar que ele mais tarde sairia da equipa, passando os Marx a apenas três. Groucho, por outro lado, tem sempre papéis muito complexos.  Mais uma vez é o vigarista que consegue enganar toda a gente porque são todos snobs e hipócritas.
O verdadeiro quarto irmão Marx neste filme (e noutros), é Margaret Dumont. É a personagem perfeita para os insultos e avanços românticos de Groucho. Parece ter a memória de um mosquito, reagindo a insultos e de seguida ficando sem um pingo de amargura.
Não há muito humor intelectual nestes dois primeiros filmes, mas tanto os argumentistas como Groucho fazem um excelente trabalho. São duas belas obras.

Link
Imdb

3 comentários:

Mike disse...

Atenção!
O link para download remete para a página do IMDB

My One Thousand Movies disse...

Já alterei, Mike.

Mike disse...

Obrigado.
E mil obrigados por nos continuar a fornecer tantos e tão bons filmes.

Bom Natal!