sábado, 24 de abril de 2021

Os Outros (Les Autres) 1974

Spinoza tenta descobrir porque o filho cometeu suicídio. Através de uns escritos que ele deixou para trás descobre a namorada do filho, e o rival pelos afectos da rapariga. À medida que vai conhecendo a jovem tornam-se amantes, e quando a jovem aparece assassinada ele é o principal suspeito.
Uma estranha experiência fílmica nos espera com a visão de "Les Autres", desde o inicio. O realizador Hugo Santiago, assim como nas peças musicais líricas, inicia o seu filme com uma "abertura", ou seja, mostra o tema e as personagens que estarão na película. A suposta "abertura", é, na verdade, uma mistura de bastidores, cenas não incluídas no filme, e imagens caseiras do realizador com os seus dois assistentes, e os dois ilustres argumentistas, Adolfo Bioy Casares e Jorge Luis Borges,  Borges era conhecido por ser o fundador da Escola Latina Americana de literatura, também conhecida por "realismo mágico". Essas cenas eram filmadas num celuloide luminoso, que o realizou planeou para serem mostradas ainda com as luzes do cinema acessas, e assim foi mostrado no Festival de Cannes, atraindo a ira de alguns criticos e a incondicionalidade de outros.
Hugo Santiago nasceu na Argentina, mas aos 20 anos veio para França, onde estudou Literatura, Filosofia e Música. Além de coreógrafo foi também assistente de Robert Bresson, por exemplo em "O Processo de Joana D'Arc". "Les Autres" era o seu segundo filme, que teve honras de competição em Cannes. Já o primeiro, "Invasión", tinha ganho uma menção especial em Locarno.
Legendas em inglês.


Sem comentários: