segunda-feira, 12 de abril de 2021

Lancelote do Lago (Lancelot du Lac) 1974

O caso de amor entre a rainha da Inglaterra, Guinevere (Laura Duke Condominas) e o mais importante cavaleiro do rei Arthur (Vladimir Antolek-Oresek), Lancelot (Luc Simon). O dilema do casal proibido que vive uma relação de traição e a conspiração que os cerca.
A narrativa elíptica também é uma abordagem típica de Robert Bresson, mas parece particularmente pronunciada em "Lancelot du Lac", talvez porque Bresson presumiu que a lenda do rei Artur era amplamente conhecida. Bresson também elemina muito do heroísmo, acção, violência, e ambiente grandioso do conto tradicional, convertendo uma história épica num filme modesto e restrito, com personagens cansados a lutarem para manter os seus ideais cavalheirescos, apesar dos desejos urgentes dos seus corações. 
Bresson utiliza um estilo minimalista, o seu ênfase está no fim de Camelot e na morte que o acompanha, e depende quase totalmente do seu estilo para fazer transmitir a mensagem. Tal como as obras anteriores do realizador, o elenco é formado na sua maioria por actores amadores. É um filme imperdível, injustamente deixado de fora da secção competitiva, mas foi exibido em Cannes numa sessão extra competição.

Sem comentários: