domingo, 8 de setembro de 2019

The Makioka Sisters (Sasameyuki) 1983


Baseado num livro popular de Junichiro Tanizaki, esta adaptação japonesa realizada por Kon Ichikawa, centra-se na história de quatro filhas de uma família da classe alta de Osaka, herdeiras de uma grande fortuna. As duas irmãs mais velhas, Tsuruko e Sachiko, são casadas, e sentem-se obrigadas a encontrar pretendentes adequados para as duas irmãs mais novas, a tímida Yukikio, e impedir que Taeko, a mais independente, envergonhe a família casando com alguém de uma classe mais baixa.
"The Makioka Sisters" é uma soap opera à grande moda japonesa, com a apresentação da rivalidade entre irmãos (neste caso, irmãs"), disputas domésticas, escândalos, e o refluxo da tradição sob o ataque do modernismo. O filme oferece ainda aos ocidentais um vislumbre revelador dos conflitos de classes e algumas repercussões cómicas do sistema japonês e da selecção de parceiros para as mulheres jovens.
O tom sereno é sintomático do facto de que o filme não é sobre o fim de uma era, mas sobre o começo de uma. A acção passa-se em 1938, perto do início da era Showa, no Japão, um período tempestuoso que terminou em 1989 com a morte de Hirohito, e inclui eventos traumáticos importantes como a guerra sino-japonesa, a Segunda Guerra Mundial e a ocupação Aliada do Japão. Nesse contexto é importante observar que Ichikawa optou por tratar o melodrama pré-guerra não como um preludio ingénuo para tempos mais sombrios pela frente, mas como um período brilhante de mudança iminente. 
Legendas em inglês.

Link
Imdb

Sem comentários: