quinta-feira, 8 de agosto de 2019

O Coração (Kokoro) 1955


Japão: 1912. Nobuchi é casado com Shizu, e aparentemente são um casal normal e feliz. No entanto, por baixo desta máscara de felicidade aparente há uma infelicidade reprimida que está de alguma forma relacionada com a morte, quinze anos atrás, do amigo de Nobuchi, Kaji. Desde então, Nobuchi estudou extensivamente mas nunca encontrou emprego, e sente que não tem mais nada a dar ao mundo do trabalho. Enquanto se prepara para visitar o túmulo do amigo mais uma vez, a sua esposa pergunta-lhe porque não pode acompanhá-lo, ao que ele responde agressivamente. Desta vez ele vai contar a um jovem de 23 anos chamado Hioki, que lhe chama de "sensei", sobre o segredo da sua vida, uma história sobre cíumes, traição, vergonha e culpa.
Vamos apanhar Kon Ichikawa já no nono ano da sua carreira, mas vamos mesmo ter de começar por aqui porque os seus filmes anteriores não têm legendas. Um ano depois ele viria a realizar duas das suas obras primas, "Punishment Room" e "A Harpa Birmanesa". Na verdade, "Kokoro" tem algumas semelhanças com este segundo filme. Ambos apresentam um mistério psicológico e gradualmente vão revelando o que trouxe a personagem principal ao seu estado actual. As pistas são nos atiradas, mas abertas a diferentes interpretações. Falar mais sobre o que é dito sobre o passado de Nobuchi roubaria a experiência de tê-lo descoberto de forma tão elegante. Através de flashbacks vamos ficar a saber a natureza de como Nobuchi conheceu Hioki, e depois vamos explorar o passado do protagonista.
Os personagens são sempre o foco da câmara de Ichikawa (aqui com dois directores de fotografia: Fujioka Kumenobu e Ito Takeo), para examinar as expressões faciais das emoções reprimidas. Quando a câmara se move, ela faz isso com propósito, viajando com os personagens enquanto eles se movem para que possamos continuar a observar as suas expressões enquanto falam.
O filme é baseado no livro de um famoso autor japonês chamado Natsume Soseki e explora os temas do isolamento individual e a alienação social, principalmente no protagonista central, atingido por demónios existenciais e preso pelas mudanças dos tempos. 
Legendas em inglês.

Link
Imdb

Sem comentários: