sexta-feira, 9 de agosto de 2019

A Harpa Birmanesa (Biruma no Tategoto) 1956


Mizushima é um soldado no exército japonês em Bruma, na Segunda Guerra Mundial. É um bom soldado, e frequentemente toca a sua harpa para entreter os seus colegas soldados. Quando a guerra chega ao fim, é solicitado pelos ingleses para ir para as montanhas tentar convencer um grupo de soldados a renderem-se. Com apenas 30 minutos para o fazer, acaba por não ter sucesso, e eles preferem morrer com honra do que serem aprisionados. Mizushima fica profundamente afectado pelo que acontece a seguir…
Adaptação de um célebre livro de Takeyama Michio, de 1948, um escritor que se opôs abertamente à aliança que o Japão fez com a Itália e a Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial. Foi um filme muito importante por uma série de razões: tornou-se um grande sucesso em território japonês; ganhou vários prémios no Festival de Veneza de 1956, onde também foi nomeado para o Leão de Ouro, o prémio mais importante do festival (o festival nesse ano não teve vencedor); foi nomeado para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1957 (perdeu para "A Estrada", de Fellini), trazendo o nome de Ichikawa, então um desconhecido internacionalmente, para a ribalta. Também humanizou o soldado japonês comum para um público internacional, que então os via como uns fanáticos pela "vitória ou morte", a serem mortos. Para o público caseiro este retrato foi bem aceite pelos japoneses, aceitando a derrota, enfrentando as suas perdas, sem ousarem sugerir que, em situações extremas, lutar até ao ultimo homem não era uma boa alternativa para a rendição.
"The Burmese Harp" é um retrato humanista do pós-guerra no seu melhor, examinando as consequências da guerra e o processo de ultrapassar a derrota sem se sentir algum preconceito ou sendo excessivamente sentimental, apensar de sentirmos que poderá mergulhar em ambos os pontos. O foco no carácter e na universalidade dos principais elementos da história faz com que o seu sucesso internacional seja menos surpreendente, mas há muito mais no filme do que a sinopse possa antever, desde o simbolismo, alegoria religiosa, e continua a ser uma das grandes obras pacificas do período pós guerra.
Legendas em português.

Link
Imdb

Sem comentários: