sábado, 11 de maio de 2019

Schizo (Shiza) 2004

Longa metragem de estreia da realizadora cazaque Guka Omarova, "Shiza", ou "Schizo" conta a parte
mais sombria da vida de um jovem de quinze anos, que dá nome ao filme. Passado no Cazaquistão, nos economicamente desesperantes inícios dos anos noventa, Schizo e a sua mãe estão a passar uma vida difícil. Quando o jovem é enviado para casa da escola por ter problemas, o namorado da mãe envolve-o em pequenas actividades ilegais. A cada decisão, a vida do jovem vai mergulhando num espiral descendente. A mãe ama-o e cuida dele, mas Schizo não modelos inspiradores ou orientação para o futuro.
Através de uma série de eventos, Schizo conhece uma mulher mais velha e igualmente desesperada, Zinka, que tem um filho pequeno e mora num barraco num terreno isolado e árido no meio do nada. Os três acabam a viver como uma família de facto, criando relacionamentos emocionais e de apoio. 
Há alguns factos notáveis sobre "Schizo" que merecem a pena ser mencionados. Tem apenas dois actores profissionais, o resto são não profissionais. Além disso, tanto o jovem que interpreta Schizo como o mais pequeno são órfãos. A realizadora foi até um orfanato para procurar uma criança para participar no filme. A actriz que interpreta Zinka chama-se Olga Zandina. que era uma das poucas profissionais, mesmo assim estreava-se no cinema com este filme, com uma personagem que exala vulnerabilidade, selvajaria e autenticidade.
Schizo, interpretado por Olzhas Nussuppaev. é uma personagem discretamente convincente. A fotografia dá o tom, e informa o público sobre o nosso protagonista. Shots amplos enfatizam o sentimento de isolamento de Schizo e o seu sentimento de ser pequeno num mundo grande. Paisagens áridas e prédios cinzentos e sem graça sugerem desolação e pobreza, mas o filme foi um dos melhores a saír do Cazaquistão neste início do Século 21, tendo sido exibido no festival de Cannes de 2004, concorrendo para a Câmara de Ouro, e Un Certain Regard.
Legendas em inglês.

Link
Imdb

Sem comentários: