sábado, 25 de maio de 2019

Hanaan (Hanaan) 2011


"Hanaan" dedica-se a prostitutas, traficantes e policias, todos tentando sobreviver ao rigor do dia a dia de uma vida de baixo nível no Uzbequistão. Stas é um detective da polícia coreano-uzbeque que tenta travar a corrupção e o tráfico de droga no seu distrito, tornando-se o centro simbólico do filme, e do realizador Ruslan Pak,.   
A principal atracção de "Hanan" é o seu exotismo étnico: um policia coreano no deserto urbano/industrial de Tashkent, no Uzbequistão, é algo que não se vê todos os dias (Stalin realocou milhares de coreanos para povoar as republicas asiáticas da URSS). A história parece bem desgastada, no entanto, tal como num filme americano, com os seus altos e baixos do vício da droga a providenciarem alguns bons momentos no filme.  
Co-produção entre a Coreia do Sul e o Uzbequistão, cujo tema deriva das complexas ligações históricas e culturais entre estas duas nações asiáticas muito diferentes entre si, é também o filme de estreia do realizador Ruslan Pak, e  o filme concorreu ao prémio "Golden Leopard - Filmmakers of the Present" no Festival de Locarno de 2011.
Legendas em Inglês.

Sem comentários: