quinta-feira, 30 de maio de 2019

Quem Programa Sou Eu: Melancolia / Desolação, por Álvaro Martins

De volta a mais uma rubrica do "Quem Programa Sou Eu", desta vez com um convidado bem conhecido da blogosfera portuguesa. O Álvaro Martins é conhecido por ser autor do blog Preto e Branco, um dos blogs mais cinéfilos de Portugal, e que ainda é actualizado de vez em quando, ao fim de quase 12 anos. O seu primeiro post data de 12 de Junho de 2007.
O Álvaro aceitou de bom grado o convite para participar nesta rubrica, e deu até um nome ao seu ciclo de 10 filmes: "Melancolia / Desolação", um tema que não será estranho a quem o conhece de tantos anos a falar e a escrever sobre cinema, como eu e muitos outros. 
Vamos começar com as palavras do próprio Álvaro para dar o pontapé de saída para este ciclo. Os filmes poderá apanhá-los por aqui, durante os próximos dias. Vão ver que vai valer a pena. Obrigado Álvaro. 

"Antes de mais, queria agradecer ao Francisco a oportunidade de participar nesta rubrica e programar um ciclo. Depois, os meus dez filmes escolhidos representam não só um gosto particular como também um tema específico que os une, uma certa melancolia e/ou desolação. O tema escolhido reflecte também o gosto e a valorização por este dada pela minha pessoa. Todos os dez filmes escolhidos marcaram-me na altura da primeira visualização e "definiram" o tal gosto cinéfilo particular que assumo e que me vem acompanhando ao longo dos anos. Estão neles alguns dos meus cineastas de eleição (Ozu e Angelopoulos "à cabeça"). Tentei reunir e escolher aqueles que, para mim, são os ou uns dos melhores filmes que eu conheço referentes ao tema em questão. Espero que gostem."


Sem comentários: