sábado, 4 de maio de 2019

Ásia Central: Século XXI


Sem dúvida que a história do cinema na Ásia Central seguiu um caminho invulgar, reflectindo os interesses da construção da nação soviética, o internacionalismo infundido ideologicamente, o exotismo e a fantasia neo-tradicionalista, à medida que o século avançava. Ao longo do caminho, alguns filmes verdadeiramente excelentes e de renome mundial foram produzidos em lugares esquecidos, até que a "guerra ao terror" evocou memórias de rivalidade entre os impérios russos e britânicos.
A história da Ásia Central está marcada por uma série de invasões e convulsões, desde as conquistas de Alexandre, o Grande, Genghis Khan e Tamerlane, até à absorção da região pela primeira Rússia depois pela União Soviética (a violência persistiu, depois da independência no Tajiquistão, uma feroz guerra civil resolvida apenas nos anos 90 do século passado). O domínio Soviético na Ásia Central foi catastrófico, durante o governo de Staline, sobretudo, o modo de vida tadicional do seu povo foi brutalmente reprimido, se não destruído, mesmo. Milhões morreram como resultado da fome ou da perseguição do governo, o islão foi banido, o alfabeto árabe foi substituído primeiro por caracteres latinos, e, por fim, cirílicos, propriedades foram confiscadas, no Cazaquistão, onde a cultura era quase exclusivamente nómade, o povo foi obrigado a se estabelecer. Alguns dos países foram devastados ecologicamente por máquinas soviéticas para aumentar o rendimento agrícola, e o território foi invadido por milhões de russos e outros estrangeiros, aqui a assistência médica melhorou significativamente e o analfabetismo foi quase totalmente eliminado.
Fazer cinema nestas condições, não foi, e nunca será muito fácil de ser feito. Mas o certo é que ele foi feito, e continua a saír desta região da Ásia Central, que se entende pelos seguintes países: Cazaquistão, Quirguistão, Tajiquistão, Turquemenistão, e Uzbequistão.
Não é meu objectivo fazer um ciclo sobre a história do cinema nestes cinco países, mas sim traçar um mapa do estado em que está a situação actual do cinema nesta região.
No final do século 20, apenas o Uzbequistão produzia filmes para o seu próprio mercado. Enquanto que o Cazaquistão e o Quirguistão receberam inúmeros prémios em festivais internacionais de cinema, o público interno não conseguia encontrar os seus filmes. O cinema no Tajiquistão e no Turquemenistão era praticamente inexistente. Os anos 90 foram uma década de difícil transição, incerteza política e colapso económico, e cinema na Ásia Central reflectia essa realidade. As indústrias cinematográficas domésticas eram ainda mais limitadas pela disponibilidade de filmes baratos, muitas vezes ilegais, de Hollywood e da Rússia.
Vamos iniciar assim esta viagem, não muito longa, com cerca de 15 filmes destes 5 países, todos feitos a partir do ano 2000, e que por uma ou outra razão mereceram destaque.
E, para começar, para que se possam inteirar do que acontecia neste canto do mundo, cinematograficamente falando, deixo-vos com um livro em PDF, que pode funcionar como introdução, e, até quem sabe, guia. Começo a postar os filmes a partir de segunda ou terça-feira.
Bom fim de semana.

Cinema in Asia Central: Rewriting Cultural Histories, de Michael Rouland, Gulnara Abikeyeva, Birgit Beumers

Link

Sem comentários: