quarta-feira, 8 de maio de 2019

Angel on the Right (Fararishtay Kifti Rost) 2002

Hamro (Maruf Pulodzoda) é um durão que regressa à sua terra natal, no Tajiquistão, depois de uma década em Moscovo, depois de uma década em Moscovo, para visitar a sua mãe moribunda, Halima (Uktamoi Miyasarova), que pode estar a morrer. O dela é que seja feita uma porta dupla na sua casa, para que o o seu caixão possa ser levado cerimoniosamente, e para isso Hamro tem de fazer as renovações. Acontece que a "doença" de Halima é apenas um pretexto para atraír Hamro de volta para casa, mas agora ele vai ter de lidar com velhas dívidas e com um filho que não sabia que tinha.
O título do filme deriva de uma lenda islâmica que fala sobre um anjo invisível que se encontra em cima de cada um dos nossos ombros. do lado direito testemunha as nossas boas acções e pensamentos, do lado esquerdo os nossos maus. Depois da morte a balança da justiça é pesada, com o anjo a ser enviado para o céu ou inferno, dependente das suas acções em vida. O realizador, Jamshed Usmonov, recusa-se, no entanto, a pintar os seus personagens de preto e branco, de acordo com um sentido de mistério para as motivações e acções da mãe e filho. 
Filmando na sua própria aldeia natal, e usando os seus parentes próximos em importantes papéis, o realizador constrói um retrato revelador de uma comunidade empobrecida, ainda a recuperar dos efeitos da guerra civil. Muito dos prazeres do filme estão no detalhes e nos rituais da vida quotidiana: os apertos de mão vigorosos ao fazer negócios, as técnicas do agente imobiliário local, a forma como alguém reserva o tempo da sua passagem para a outra vida.
O filme foi exibido em inúmeros festivais, incluindo Cannes 2002, onde concorreu na secção "Un Certain Regard", ao lado de realizadores como Pablo Trapero, Bahman Ghodabi, Apitchapong Weerasethakul, Christophe Honoré, Abderrahmane Sissako, entre outros.
Legendas em inglês.

Link
Imdb

Sem comentários: