terça-feira, 27 de novembro de 2018

La Champignonne (La Champignonne) 1974

Uma mulher é apanhada por um "olhar" anónimo enquanto toma banho num rio, seguido por uma perseguição gigantesca, com uma banda sonora adequada, que bem poderia vir de um filme de Argento.
O filme foi feito com apenas um plano-sequência filmado como um gigante traveling usando uma grua Louma. Em 1970 Jean-Marie Laalou e Alain Masseron precisaram de filmar dentro de um submarino. Queriam fazer uma sequência em todo o comprimento do navio, com a camera a passar por entre os membros da tripulação e os equipamentos. Quando finalmente conseguiram, criaram uma nova versão de câmara, o conceito de guindaste com câmara guiado remotamente. Roman Polanski usou este conceito brilhantemente na sequência inicial de "Le Locataire" (1976), mas foi Pascal Aubier (um velho amigo de Jean-Marie Laalou), o realizador deste filme, o primeiro a usar esta câmara no cinema: primeiro em "Le Dormeur" (1973), depois em "La Champignonne"(1974).
Nascido em 1943, Pascal Aubier estudou russo, chinês, mongol, georgiano e wahilu na Ecole de Langues Orientales em Paris. Foi assistente de Godard em inúmeros filmes, "Bande à Part", "Le Mépris", "Pierrot le Fou", "Masculin Féminin", "Weekend", e realizou a sua primeira longa-metragem, "Valparaiso, Valparaiso" em 1970. Desde então realizou cerca de 40 curtas metragens, e mais três longas metragens.A certa altura Andrei Tarkovsky considerou-o a grande esperança do cinema francês.
Filme escolhido pelo Carlos Fernandes.

Link
Imdb

Sem comentários: