sexta-feira, 2 de novembro de 2018

Godspeed You! Black Emperor (Goddo Supiido Yuu! Burakku Emparaa) 1976

A década de setenta no Japão viu o aparecimento de gangues de motociclistas, que despertaram o interesse dos mídia. O filme segue um membro do gang  "Black Emperors", e a sua interacção com os pais depois de se meter em problemas com a polícia. 
O cinema japonês das décadas 60 e 70 do século passado pode ser caracterizado pela abundância de filmes locais que abordavam a juventude daquela época. Nagisa Oshima, Seijun Suzuki começaram a ver a enorme lacuna que estava a ser criada por uma sociedade japonesa que se estava a modernizar rapidamente. Os mais velhos que tinham passado pelas tragédias e pelas dificuldades do pós-guerra não conseguiam entender a liberdade que mantinham as novas gerações de japoneses. Como a distância era óbvia, era natural que os filhos se separassem dos pais e se juntassem em grupos. "Godspeed You! Black Emperor", de Mitsuo Yanagimachi, era um documentário que seguia um grupo de motociclistas e tentava pintar um quadro claro e real sobre quem era esse grupo de jovens alienados e porquê e como se estavam a revoltar.
O grupo de motociclistas do nosso interesse chama-se Black Emperors, e gostam de passear à volta de Shinjuku com as suas motos barulhentas, carregando armas e procurando brigas com outros gangs, ou até mesmo com a polícia. Yanagimachi mostra um membro a ser aceite no gang, com os restantes membros a apresentarem-se, orgulhosamente declarando que são mendigos, desistentes da escola ou desempregados. Não é uma imagem bonita, jovens japoneses pintando as paredes da cidade com a suástica, provavelmente não sabendo o que o símbolo significa, raspam as sobrancelhas, e incomodam os seus pais com acusações de mau comportamento. 
Legendas em inglês. 
Filme escolhido pelo André Mendes. 

Link
Imdb

Sem comentários: