quarta-feira, 11 de julho de 2018

Un Certo Giorno (Un Certo Giorno) 1968

Um executivo de meia idade (Giovanna Ceresa) questiona os seus valores quando recebe uma promoção. Ele assume a posição de topo quando o seu chefe tem um ataque cardíaco e outro homem faleceu num acidente de aviação. Ele tem um caso com uma colega de trabalho (Lidia Fuortes) até se aperceber que o seu trabalho e dinheiro não são tão importantes como eram antes. A sua boa fortuna provém da infelicidade dos outros, à medida que tenta fortalecer laços de amizade com amigos e familiares.
Ermanno Olmi, que também escreveu o argumento, queria fazer uma declaração de como certos indivíduos, mesmo sendo honestos, se desviavam para outros caminhos não tão importantes na vida. Apesar do protagonista ser um bom homem, algumas partes do seu passado vêem à tona quando ele tem de enfrentar a morte por causa de um acidente bizarro que ele próprio causa.
A melhor parte do filme é mesmo Brunetto Del Vita, um actor desconhecido para nós, e que só entrou em dois filmes no cinema. Depois daqui, só o veríamos em "A Vontade de um General", dois anos mais tarde, um filme de Francesco Rossi. Um desempenho muito rico e cheio de nuances. O restante elenco também feito de estreantes, que não foram vistos em mais papéis no cinema.
O director de fotografia Lamberto Caimi capta as cenas invernais de forma a aproveitar melhor o filme. A partitura musical original é de Gino Negri. Ermanno Olmi dirige no seu estilo habitual, prestando muito atenção na história, e nas consequências que teve num homem numa encruzilhada da sua vida.
Legendas em Inglês.

Link
Imdb

Sem comentários: