quinta-feira, 5 de julho de 2018

Il Tempo si è Fermato (Il Tempo si è Fermato) 1959

No alto dos Alpes Italianos uma represa está a ser construída. As condições são demasiado adversas para se trabalhar no Inverno, quando a única equipa presente é uma dupla de guardas: Salvetti (Paolo Guadrubbi) e Venerocolo (Natale Rossi). Salvetti é obrigado a tirar umas férias quando a sua esposa dá à luz, e o seu substituto é Roberto (Roberto Seveso), um jovem estudante universitário com a esperança que o isolamento lhe sirva para estudar para um próximo exame. No início existe uma tensão entre os dois, mas a ligação vai-se tornando cada vez mais forte, principalmente depois de uma tempestade...
Primeira longa metragem de Ermanno Olmi, embora a câmara não fosse novidade para ele. Durante oito anos vinha a dirigir uma série de curtas metragens, e não muito tempo depois realizaria dois filmes muito aclamados. 
O que é mais atraente nesta sua primeira longa, é a restrição que Olmi mostra. Nunca subestima as diferenças entre os dois homens, eleva a relação entre os dois para um nível que parece autêntico, de modo que nunca precisa de dar grandes saltos na história para a levar a um bom porto. Acreditamos plenamente em casa fase deste relacionamento e o resultado é uma excelente obra sobre a amizade, com uma espécie de relação entre pai e filho em desenvolvimento. 
Rossi e Seveso têm duas óptimas interpretações, e infelizmente este é o único filme em que poderão vê-las. Rossi nunca mais entrou noutro filme, e Seveso só teria um pequeno papel num filme chamado "Il Terrorista", alguns anos mais tarde. Seveso dedicaria o resto da sua carreira a ser operador de câmara, colaborando em "I Fidanzati" de Olmi.

Link
Imdb

Sem comentários: