domingo, 8 de outubro de 2017

Paul Newman - Os Anos Rebeldes

Inicialmente estava preso à beleza dos seus olhos azuis, mas procurou deliberadamente papéis desafiadores e anti-heróicos, que garantiram que a sua carreira superasse muitos dos seus contemporâneos.
Os seus personagens eram ex-condenados, foras da lei, jogadores invertebrados, que estavam longe de ser admiráveis. O seu dom era investir nestas personagens com encanto e nobreza, que o tornavam irresistíveis tanto para homens como para mulheres. E foi com isto que mais tarde ele se tornou num actor reconhecido e de muito valor, capaz de só com a sua presença elevar filmes como "Road to Perdition", "Message in a Bottle" e "The Hudsucker Proxy".
De Butch Cassidy a Cool Hand Luke, Paul Newman trouxe integridade, vigor e uma impertinência irónica aos seus papéis que combinaram bem com o espírito de anti-autoritarismo que predominava das décadas de 60 e 70.
Este ciclo não pretende fazer uma revisão geral da sua carreira, mas sim uma análise aos seus anos mais rebeldes, começando com "Until They Sail", de Robert Wise, do ano de 1957, até "Butch Cassidy and the Sundance Kid", um dos seus filmes mais conhecidos, realizado por George Roy Hill em 1969, passando por outros bem menos conhecidos, como "The Young Philadelphians" ou "Paris Blues".
15 filmes, 3 semanas. É assim que iremos até ao fim deste mês. Espero que gostem.

Sem comentários: