segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Noites de Paris (Paris Blues) 1961

Ram Bowen e Eddie Cook são dois músicos de jazz a viverem em França, onde, ao contrário dos EUA na altura, os músicos de jazz tinham valor e o racismo não era um problema. Quando eles conhecem e se apaixonam por duas jovens americanas, Lillian e Connie, que estão de férias em França, devem decidir se devem voltar aos EUA com elas ou se devem ficar em Paris, pela liberdade que esta lhes permite. Ram, quer ser um compositor reconhecido, acha Paris demasiado excitante, e está relutante em abandonar a cidade por uma relação, e Eddie quer ficar pela atmosfera racial mais tolerante da cidade.
Martin Ritt fez uma série de dramas sociais discretos, entre os quais este "Paris Blues", uma obra fascinante sobre a era do Jazz, com uma banda sonora brilhante, onde expatriados americanos sobrevivem em Paris a tocar jazz. Louis Armstrong faz também uma aparição como a super estrela do jazz Wild Man Moore.
Há três elementos que definem o filme: a música, os cenários, e a abordagem directa ao racismo americano, sendo a banda sonora de Duke Ellington nomeada para o Óscar. Esta era também a segunda colaboração de Martin Ritt com ambos os protagonistas, Paul Newman e Sidney Poitier. O retrato de Paul Newman sobre o jovem "músico de jazz hipster" é muito poderoso. Uma das partes mais interessantes do filme é ouvir Paul Newman a usar a gíria, agora intemporal, do músico de jazz americano. Globalmente o filme é puro entretenimento.

Link
Imdb

Sem comentários: