domingo, 1 de outubro de 2017

Livros - Semana 2

Hoje é Domingo, e por isso é dia de publicar de publicar mais alguns livros.
Os livros de hoje são especiais, são em português, e são sobre o cinema português. Alguns deles estão livres na internet, mas provavelmente pouca gente sabe. Aqui fica o conjunto desta semana.

- Novas & Velhas Tendências no Cinema Português Contemporâneo, coordenação de João Maria Mendes. Link
Este livro, resultante de um projecto de investigação apoiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e desenvolvido na Escola Superior de Teatro e Cinema, no âmbito do Centro de Investigação em Artes e Comunicação, com a colaboração de investigadores da Universidade do Algarve, esboça, nos seus textos introdutórios, nas entrevistas nele antologiadas e nas suas conclusões, respostas a estas e outras questões. É ao mesmo tempo um inquérito à cultura organizacional do meio cinematográfico português e um retrato inter-geracional dos agentes criativos que contribuem para a definição dos perfis marcadamente sui generis da cinematografia portuguesa nestes primeiros anos do século XXI.

- Em Busca de um Novo Cinema Português, de Michelle Sales. Link
Em busca de um novo cinema português discorre acerca da gênese do referido movimento que se tornou conhecido por tratar-se de uma transformação ampla no modo de ver e fazer cinema em Portugal. Como se mostrou evidente, inúmeros debates acerca da função social da arte nasceram das discussões em torno do impasse estabelecido entre uma arte de viés modernista e outra, de feições neo-realistas.

- Geração Invisível - Os Novos Cineastas Portugueses, de Ana Catarina Pereira e Tito Cardoso Cunha. Link
Páginas que analisam a inquietude, a poesia, a liberdade e o olhar de uma nova geração de cineastas portugueses. Páginas que dão a conhecer o trabalho de um grupo de realizadores e realizadoras que filma com escassos recursos, contra o tempo e o esquecimento.

- Breve História do Cinema Português (1896-1962), de Alves Costa. Link
Livro que visa contar a história do cinema português, desde o seu início, até ao inicio da década de sessenta, altura em que saíram os primeiros filmes do chamado "novo cinema português".

- Cinema em Português - IX Jornadas, de Frederico Lopes, Paulo Cunha e Manuela Penafria (Eds). Link
A presente publicação reúne doze das vinte e uma comunicações apresentadas durante as IX Jornadas Cinema em Português que decorreram entre 27 e 29 de abril de 2016 na UBI, organizadas pelo Labcom.IFP, da Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior. A nona edição das Jornadas Cinema em Português trouxe a debate questões atuais e pertinentes para a reflexão sobre as produções e relações cinematográficas entre os diversos países que falam em português, procurando reunir esforços para ensaiar hipóteses de leitura conjunta e complementar.

Sem comentários: