terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Star Spangled to Death (Star Spangled to Death) 2004

Se em "Tom, Tom, the Piper’s Son" Ken Jacobs desconstruiu um velho filme mudo para a frente e para trás, separando e recontextualizando de todas as formas possíveis, em "Star Spangled to Death" vamos encontrá-lo de novo a trabalhar com "found footage", apresentando uma variedade de fontes que ofuscam a verdade, destacando a hipocrisia e distraindo-nos dos nossos verdadeiros problemas. Desenhos animados, discursos de Nixon, bobines "educativas" mostrando filmes... tudo junto para criar uma enorme carga de ruído. Por vezes contém interjeições cómicas, com som ou legendadas, ou um breve clip para criar um contraste ou alegoria. Outras vezes estes pedaços são-nos mostrados intactos, e tendem a ser mais problemáticos. Para um filme não-narrativo com uma duração tão prolongada (mais de 6 horas), é surpreendentemente atraente, mas alguns dos componentes testam a paciência do espectador, indo parar a meia hora, ou mais com poucas interrupções. Aqui, o filme funciona mais como uma colagem do que uma montagem, mas para ser justo, estes segmentos tornam o material mais interessante, por vezes repugnante, por vezes divertido, por vezes ambos. 
Os alvos de Jacobs são muitos: racismo, exploração, capitalismo, ganância, Nixon, Rockefeller, Islão, Israel, religião, a Guerra do Iraque, e, principalmente, a administração de Bush. Por vezes as suas abordagens são complexas, as suas promessas sobre Israel reconhecem os verdadeiros problemas que estavam a tentar resolver, e os verdadeiros problemas que a administração de Bush criou. Na luta contra o racismo são incluídos uns desenhos animados extremamente horríveis: “Uncle Tom and Little Eva,” mas também inclui clips de Oscar Micheaux e Al Jolson. Jacobs está ciente de que Micheaux foi um dos primeiros cineastas negros, e de que Jolson estava longe de ser um racista.
Não é um filme para toda a gente. O seu conteúdo enfurece contra a passividade e a complacência entre o público, mas é indispensável para os amantes do cinema vanguardista, e para quem quiser compreender os ensaios audiovisuais.

Parte 1
Parte 2
Parte 3
Parte 4
Imdb

Sem comentários: