quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Shaft, Mafia em Nova Iorque (Shaft) 1971

John Shaft (Richard Roundtree) é um detective privado nas ruas de Nova Iorque, e certo dia enquanto faz o precurso da sua casa para o escritório é informado por um engraxador de sapatos que dois gangsters o procuravam. O seu amigo polícia Vic Androzzi (Charles Cioffi), intercede-o e pergunta-lhe se sabe porque é procurado pelos homens do poderoso gangster Bumpy Jonas (Moses Gunn), o que ele não sabe, mas quando chega ao seu escritório tudo leva a crer que este não será um dia normal...
Por causa de todo o hype que envolve o filme, da banda sonora altamente sensual e sugestiva de Isaac Hayes que ainda é ouvida, e porque o cinema de blaxploitation pode muito bem ter explodido graças ao sucesso deste filme, "Shaft" atingiu um merecido estatuto de culto, que vai muito para lá das críticas. E hoje em dia, ao olharmos para ele, mesmo com o apelo ás massas que um detective privado super cool representa, ainda é possível mesmo no calor da violência, ver um filme elegante com diálogos muito atraentes. O abuso da palavra "baby" leva a um final aberto a todo o tipo de observações.
O filme foi criticado na época por não ser uma exposição completa da experiência urbana negra, e por ser apenas uma versão "negra" de um thriller policial da Hollywood dos anos 40, mas, mesmo assim, "Shaft" ainda tem uma grande sensibilidade negra, basta testemunhar uma conversa do personagem principal com um polícia italo-americano branco, e, ainda hoje, parece radical um filme ter quase todos os actores negros, como acontece com "Shaft". No entanto, a violência do filme, a que muitos se opuseram na altura, não causará muito choque para o público da actualidade. Os atractivos centrais serão os diálogos e as atitudes, assim como o actor Richard Roundtree, que dá a Shaft a quantidade certa de carisma, arrogância e intocabilidade. Logo quando o filme começa, Shaft atravessa a estrada com o trânsito em movimento, chegando ao outro lado ileso. Assim é o cinema de blaxploitation, e assim é Roundtree neste filme.

Link
Imdb

Sem comentários: