segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

À Espreita de Sarilho (Trouble Man) 1972

Mr. T (Robert Hooks) é o tipo de homem que procuramos quando estamos em apuros, e se pudermos pagar o seu preço, ele vai ajudar-nos no máximo da sua capacidade. Ele trabalha como detective privado, e também é um tubarão do bilhar, sempre disponível para um desafio. Hoje ele encontra-se no salão do Jimmy para disputar uma partida com um especialista, por causa de uma aposta. É abordado por dois homens, Chalky e o seu parceiro Pete, que dominam um jogo de dados no bairro. Eles queixam-se que estão a ser roubados por um bando de homens mascarados, e querem contratar Mr. T para os apanhar. 
"Trouble Man" é hoje lembrado por duas razões. Uma, já devem ter percebido, é que Robert Hooks interpreta o original Mr. T, que mais tarde ficaria conhecido pela série "Os Soldados da Fortuna" (The A-Team). A segunda razão é a banda sonora, tal como em tantos outros filmes da blaxpoitation, escrita e parcialmente interpretada por Marvin Gaye, como a famosa faixa do título, grande êxito na altura. Fora estes dois detalhes, o filme sofreu uma reputação injusta ao longo dos anos, de algo que não valia o seu tempo. 
Mas, na verdade, o filme até é bastante interessante. Obviamente que foram feitas comparações a "Shaft", graças ao seu protagonista detective privado, mas "Trouble Man" consegue ser tão bom como o filme de Gordon Parks, apesar de não gozar do seu estatuto de culto. Há apenas uma coisa de errado com o filme, o argumento de John D.F. Black, que nos permite estar sempre um passo à frente de Mr. T, o que enfraquece a sua posição na história. 
A maior parte de "Touble Man" é uma história de detectives eficiente. Só que nós podemos ver o quadro todo, que o investigador não consegue. Há uma enorme falta de acção, mas a conspiração toma conta do centro do palco, e é absorvente o suficiente para prender o espectador à sua cadeira. É refrescante ver um herói da blaxploitation usar mais o cérebro do que os punhos, mas o filme encaminha-se para um final explosivo. Era a estreia de Ivan Dixon no cinema, um realizador que se dedicou quase exclusivamente à TV.

Link
Imdb

Sem comentários: