sábado, 25 de fevereiro de 2017

Coffy (Coffy) 1973

A enfermeira "Coffy" Coffin (Pam Grier) leva uma vida dupla. Durante o dia é uma enfermeira na sua labuta diária. À noite ela é um anjo vingador numa cruzada pessoal, perseguindo os traficantes de droga que levaram a sua irmã para a má vida. Pelo caminho ela encontra um detective da polícia honesto que também está a levar uma vida dupla.
Um dos filmes preferidos de todo o movimento da Blaxploitation, apresentando uma história atraente para os fãs do género, além de um excelente argumento e realização de Jack Hill. "Coffy" é um filme politicamente tão carregado e tão requintadamente trabalhado que aparece para dar uma bofetada ao movimento da Blaxploitation, principalmente por causa do seu argumento inteligente e desagradável, em doses muito equiparadas, e também pela interpretação da sua estrela, Pam Grier.
A lendária Pam Grier já era uma figura do mundo da Blaxploitation quando interpretou o papel do título, mas este foi o filme que a colocou no mapa, que a guiou para o estrelato e a colocou na mente e nos corações dos muitos fãs do cinema afro-americano. Grier não era só adorada pelos homens, como também pelas mulheres de todo o mundo. Representava uma figura heróica para mulheres de todas as idades e raças, trazendo graça, inteligência e humanidade com toda a sua brutalidade, chegando a ser comparada com a figura de Dirty Harry, mas no feminino. 
Seria a terceira colaboração entre Hill e Grier, mas as duas anteriores não eram filmes considerados dentro deste movimento. Os dois ainda fariam um quarto filme, também ele dos mais importantes da Blaxploitation: "Foxy Brown", em 1974.

Link
Imdb

Sem comentários: