quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

A Marca de Shaft (Shaft's Big Score!) 1972

Enquanto Nova York nunca for perdida para actividades criminosas, as coisas tomam o pior rumo quando o co-proprietario corrupto de uma casa funerária e agencia de seguros mata o seu parceiro, um amigo pessoal de John Shaft, e descobre que o dinheiro que ele planeava roubar para pagar as dívidas feitas com jogos de azar está desaparecido. Faz um acordo com o mafioso a quem ele deve (Joseph Mascolo) mas também faz o mesmo acordo com o chefe do crime Bumpy Jonas(Moses Gunn). As balas começam a voar quando homens encapuçados acham que foram atirados uns contra os outros e Shaft é forçado a limpar a confusão.
 Produzido pouco depois do sucesso do filme original, "Shaft’s Big Score!" beneficiou de melhores valores de produção e de um orçamento muito maior. Este orçamento reflete-se nas cenas de acção mais elaboradas e nos exteriores mais exóticos de Nova Iorque. Dois dos elementos que fizeram do original um sucesso também tiveram as suas quotas levantadas: mais sexo e mais violência, no entanto perde uma das principais cartas do original, a banda sonora de Isaac Hayes. Porque este não estava disponível na altura da produção do filme, esta acabaria por ir parar às mãos do próprio realizador, Gordon Parks. 
Comparado com o primeiro filme, esta sequela tem um olhar muito mais suave sobre o mundo da blaxploitation do que o filme anterior. O ar de cool da personagem principal, e a sua capacidade de agradar ás senhoras enquanto lida com qualquer elemento da escumalha criminosa, é impressionantemente agradável. Passado algum tempo, este efeito é mais parecido com um "parque temático Shaft" do que com o filme duro original. A crueza que temperou o primeiro filme é substituída por um humor mais mediático, que nunca chega realmente a ameaçar o nosso super-detective, mas mesmo assim ainda há diversão suficiente para manter este filme com qualidade.

Link
Imdb

Sem comentários: