quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Capítulo 2 - Acção e Aventura

Excalibur (Excalibur) 1981
Uther Pendragon entrega a mistíca espada Excalibur ao mágico Merlin. No seu leito de morte, Uther enterra a espada numa pedra, e o próximo homem que conseguir retirá-la será o novo rei da Inglaterra. Anos depois, Arthur, o filho bastardo de Uther consegue retirar a espada e torna-se rei. Guiado por Merlin, Arthur casa-se com Guenevere e reune vários cavaleiros para formar a távola redonda. A meia-irmã malvada de Arthur, Morgana, acaba por ter um filho que pode levar ao fim o seu reinado.
Épico medieval realizado por John Boorman, conta-nos a história da lenda do Rei Artur pelo seu próprio ponto de vista. Filmado nas costas rochosas e nas florestas de esmeralda da Irlanda, Boorman transforma a paisagem num mundo primordial talhado em pedra e madeira, e lama a ferro e fogo. É talvez a versão mais obscura que já foi feita no cinema sobre a lenda do rei Artur, e como tal merece uma visualização atenta. Um enorme destaque para o elenco de actores britânicos, onde encontramos Nigel Terry, Hellen Mirren, Nicholas Clay, e Gabriel Byrne.

A Floresta Esmeralda (The Emerald Forest) 1985
Powers Boothe interpreta Bill Markham, um engenheiro que parte para o Brasil com a sua família para concluir a construção de uma grande hidrolétrica na Floresta Amazónica. Para montar o empreendimento, será necessário devastar diversas áreas verdes e desabitar todas as comunidades que trabalham e vivem na região. Uma tribo indígena conhecida como Invisible People descobre a notícia e, como forma de vingança, rapta Tommy, o filho de apenas sete anos de idade do engenheiro, durante um piquenique da família.
John Boorman, o mesmo realizador  de "Excalibur", regressa ao ambiente selvagem da natureza para nos trazer uma fábula mítica e violenta sobre a destruição ambiental da humanidade, cobrindo um território similar ao seu clássico de 1972, "Deliverance". "A Floresta Esmeralda" era vagamente baseado numa história verdadeira, aspirando a ser algo maior do que o filme referido, numa escala mais épica.
O argumento era da autoria de Rospo Pallenberg, que já tinha colaborado com o realizador em "Excalibur",  e o realizador conta com um excelente desempenho do seu filho, Charley Boorman, no papel de Tommy mais velho.
Imdb 

Fúria Cega (Blind Fury) 1989
Um veterano do Vietname fica cego e passa a usar uma lâmina na sua bengala para se defender. Ele tem a missão de levar um jovem de 10 anos até ao pai, que está a ser procurado por um gang de bandidos. No caminho, descobre que está a ser seguido e precisa de lutar para se defender. 
Um update de Zaitoichi, o espadachim cego dos filmes japoneses, "Blind Fury" conta com Rutger Haur no papel principal, e tenta fazer do actor o Jackie Chan do cinema holandês. Na essência era um filme de acção com uma boa dose de humor, mas longe de ser uma obra relevante no cinema americano. Seria o primeiro filme do australiano Phillip Noyce na américa, digamos que uma entrada na liga principal pelas divisões secundárias, mas depressa o realizador passou para filmes da primeira divisão. A sua melhor obra, "Dead Calm", foi realizada neste mesmo ano, na Austrália.

O Guerreiro do Vento (Windwalker) 1980
Enquanto o resto da sua tribo viaja para Sul porque o Inverno se aproxima, o velho guerreiro Cheyenne chamado Windwalker (Trevor Howard) fica para trás para morrer. Depois de passar para o pós-morte tem uma visão da sua esposa assassinada, Tashina (Serene Hedin), e percebe que tem de regressar à vida para encontrar o seu filho à muito perdido (Nick Ramus). Agora reencarnado, Windwalker propõe-se a desvendar o mistério do desaparecimento do seu filho, ao mesmo tempo que protege a sua familia de ataques repetidos da violenta tribo, Crow.
Kieth Merrill, um devotado cineasta "mormon", era conhecido principalmente pelos seus filmes sobre valores familiares em exteriores, dirige apaixonadamente esta espécie de western envolvente. Com belas paisagens montanhosas invernais, filmadas no Utah, é conhecido por ser inteiramente falado em linguagem tribal. O único homem branco no filme é o actor britânico Trevor Howard, que foi treinado para falar em Cheyenne, o resto do elenco é todo formado por nativos americanos. 
Alugar  

Nenhum comentário: