quinta-feira, 11 de agosto de 2016

A primavera em Roma de Mrs. Stone (The Roman Spring of Mrs. Stone) 1961

Karen Stone (Vivien Leigh) é uma atriz de meia-idade decadente que perde o marido ao sofrer um enfarte durante uma viagem de férias a Roma. Sentindo-se solitária, Karen envolve-se com Pablo di Leo (Warren Beatty), um jovem gigolo italiano. 
Baseado em mais um romance de Tennessee Williams, "The Roman Spring of Mrs. Stone" contava com Vivien Leigh no principal papel, também ela uma actriz decadente de meia idade, que regressava ao cinema depois de uma ausência de seis anos, no seu penúltimo papel de protagonista, contracenando com Warren Beatty, um jovem jovem 24 anos mais novo e que se estreava no grande ecrã neste ano. O seu outro filme deste ano era "Splendor in the Grass", de Elia Kazan. A realização estava a cargo de José Quintero, a única obra para cinema de um homem virado para o teatro. 
É dito que a novela original de Tennessee Williams se passa no período logo após a grande guerra, e o seu subtexto poético permanece o mesmo na adaptação para o cinema, feita por Gavin Lambert ("Bigger than Life" e "Bitter Victory"). Dez anos separam a peça original e esta versão cinematográfica, e infelizmente esses dez anos fazem muita diferença. Nem a peça original, nem o filme são tão brilhantes como outras obras do dramaturgo, mas com um elenco e uma equipa destas era impossível o filme passar despercebido.
Vivien Leigh já tinha ganho uma Óscar a interpretar personagens de Williams, mas atravessava um dos períodos mais negros da sua vida. A passar por um processo de divórcio no preciso momento da rodagem do filme, soube durante um jantar que o seu marido pretendia casar-se com outra actriz, Joan Plowright. Leigh estava desolada quando terminou a rodagem do filme, e o seu olhar de desolação e de tristeza que seguimos durante o filme era verdadeiro. A sua interpretação, mesmo assim, ficou fora das nomeações para os Óscares, mas outra actriz foi nomeada como secundária, Lotte Lenya, como condessa Magda Terribili-Gonzales.

Link
Imdb

Sem comentários: