sábado, 16 de abril de 2016

Everybody Dies But Me (Vse Umrut a ya Ostanus) 2008

A vida nunca é fácil. Principalmente quando se tem 14 anos. Alguns adolescentes têm de lidar com a turbulência interna e a ansiedade própria da idade, mas outros têm de enfrentar a crueldade insuportável dos seus arredores. Numa segunda feira, Katya (Polina Filonenko), Vika (Olga Shuvalova) e Zhanna (Agniya Kuznetsova), três estudantes normais da zona suburbana de Moscovo, descobrem que vai haver uma discoteca na escola no Sábado à noite, e começam a preparar-se para o evento mais importante das suas vidas. Mas Katya ofende um professor, e a festa poderá ser cancelada. Durante toda a semana as jovens rebelam-se, e tentam encontrar um território comum com os seus professores, pais, colegas de classe, e, finalmente, entre si. Até que na noite esperada, as coisas saem para fora de controle...
Filmes sobre adolescentes geralmente reduzem-se a duas categorias: aqueles que buscam o apelo à adolescência (ou adultos regredindo para a sua idade imatura), e aqueles que colocam a turbulência da adolescência sob o microscópio da vida adulta. "Vse umrut a ya ostanus", parece pertencer a esta segunda categoria, que o coloca na companhia de filmes tão memoráveis como "Os 400 Golpes", de Truffaut.
O filme é um retrato tão convincente sobre o comportamento e as emoções das suas protagonistas adolescentes femininas, que é dificil imaginar que o argumento foi escrito por dois homens, Yuri Klavdiyev e Alexei Rodionov. É principalmente forte na forma como capta a natureza transitória da adolescência, numa altura em que as raparigas são adolescentes a tentarem passar para a idade adulta.
 É a primeira obra de Valeriya Gay Germanika, uma jovem então com 24 anos, que fez sensação em Cannes com este filme, em 2008. Ganhou três prémios, incluindo a menção especial da Câmera de Ouro, num ano em que a Palma de Ouro ía para outro filme de adolescentes, "Entre les Murs". Só não venceu a Câmera de Ouro porque o principal concorrente era "Hunger", de Steve McQueen.
Legendas em inglês.

Link
Imdb

Sem comentários: