domingo, 25 de agosto de 2013

Voltemos à Carga (Back to Bataan) 1945



John Wayne interpreta como um coronel do Exército, no Pacífico, que é obrigado a deixar o seu pelotão para treinar um grupo de guerrilheiros filipinos, para levá-los a lutar na guerra. Durante uma missão secreta, Wayne resgata um famoso combatente pela liberdade filipina (Anthony Quinn). Depois de ser recuperado, Quinn junta-se à causa e ajuda a combater os japoneses, mas ele ainda anseia pelo seu amor há muito perdido. Mal sabe ele que esse amor é uma agente dupla.
Back to Bataan estava a ser filmado ao mesmo tempo que a guerra decorria. Os produtores queriam a máxima atenção aos detalhes, de modo que o argumento foi reescrito drasticamente numa base de poucos dias, para refletir o que estava a acontecer no Pacífico. Os resultados são, compreensivelmente, desiguais.

Temos aqui um filme de propaganda da II Guerra Mundial. O foco é a resistência dos filipinos sobre a ocupação japonesa. Fãs de filmes de guerra provavelmente ficarão decepcionados com Back to Bataan, que tem pouca acção e remexe muito exagerando os traços dos personagens japoneses viciosos e os filipinos corajosos. John Wayne é o líder e grande atracção, mas à medida que o filme avança, o seu desempenho não tem o carisma visto nos seus melhores filmes. 
O realizador Edward Dmytryk filma as sequências de guerra com brio e dá ao filme uma qualidade quase noir-ish. Os historiadores militares podem agradar-se com a breve descrição da famosa marcha da morte de Bataan, e nas sequências verdadeiras de soldados americanos mantidos em cativeiro há anos pelos japoneses.

Link 
Imdb 

Sem comentários: