domingo, 30 de dezembro de 2012

These Are the Damned (These Are the Damned) 1963


Simon (Macdonald Carey) é um americano de férias em Inglaterra. Apaixona-se por uma jovem chamada Joan (Shirley Ann Field), para a ira do seu irmão, chamado King, e membro de um gang (Oliver Reed). Quando acidentalmente tropeçam numa instalação militar ultra-secreta, as suas vidas são alteradas para sempre ...
O argumento foi adaptado de um romance chamado The Children of Light, de HL Lawrence. Passou por uma série de mãos diferentes antes de vir parar a Joseph Losey, que viu nele uma hipótese de fazer uma declaração pessoal. O realizador insistiu numa revisão completa do argumento e contribuiu muito para escrever a versão final (sem créditos), mas o seu compromisso é um testemunho do que pode acontecer quando um artista talentoso mergulha num projeto que teve origem antes dele estar envolvido no mesmo . O filme pode-se dividir em quatro partes como raiva, hipócrisia, moralismo e trágicidade. Vai ao fundo na psique dos seus personagens centrais, e estabelece o tom que viria a ser concretizado nos mais célebres filmes do realizador, que depois trabalhou com o argumentista Harold Pinter em The Servant (1963), Acident (1967) e The Go-Between (1971). Superficialmente, pode parecer um filme de série B de ficção científica - certamente que Losey estava propenso a apresentá-lo como tal, disse-o em entrevistas posteriores -, mas como muitos dos filmes do realizador, há muito mais do que inicialmente possa aparentar.
"These Are the Damned" foi feito para a Hammer Studios em 1961 e lançado nos Estados Unidos em 1963, numa versão ligeiramente diferente, muito mais próxima do espírito da empresa e mais ligada aos filmes dos anos 50, como "X - The Unknown" (do qual Losey foi despedido quando a estrela da direita Dean Jagger entrou no porojecto, por não querer submeter-se à direção de um "comunista"), bem como ao maravilhoso "Quatermass" com Brian Donlevy. Apesar disso, "These Are the Damned" ainda é um filme tão improvável como imagem da Hammer e, ainda mais distante dos filmes de terror deliciosamente exagerados da década de 60 e 70 interpretados por Christopher Lee e Peter Cushing. Na verdade, esta quase obra-prima de Losey vai mais longe do que a maioria dos filmes da produtora, e, francamente, do que a maioria dos filmes de ficção científica dos anos 50 e 60, parecendo estar mais em sintonia com os primórdios da New Wave britânica do que qualquer dos seus homólogos do género fantástico.
O elenco mistura actores conhecidos de trabalhos anteriores de Losey com rostos familiares para fãs do cinema britânico da época. Macdonald Carey foi  protagonista de filmes seus em Hollywood, e foi criticado por ser escolhido para o papel de Simon. Mas é perfeito para o papel, e traz uma intensidade apaixonante, dada a presença geralmente passiva que tinha transportado em outros filmes. Carey tinha trabalhado com Losey em Lawless (1950), e nunca mais iria aparecer noutro filme da Hammer - faz sentido, portanto, a teoria de que foi escolhido pelo realizador. Simon tem algo de solitário, um andarilho. A sua disposição é afectada por uma crescente cinismo, mas ele também é capaz de transmitir emoções verdadeiras. Quando ele se apaixona por Joan seria fácil considerá-lo como um homem velho e sujo, mas visto ser como um último acto de desespero, faz todo o sentido. Joan representa a sua última tentativa de estabelecer uma relação romantica normal. Shirley Ann Field (Peeping Tom) tem sido muitas vezes criticada pelo seu trabalho neste filme, e não há dúvida de que ela é elo mais fraco - mas melhora à medida que o filme se desenvolve e está está bastante bem na ultima parte. Oliver Reed estava no início de uma carreira promissora quando apareceu aqui, e nesta fase entrou em várias obras da Hammer; e, juntamente com "Curse of the Werewolf" (1960), foi o único filme em que realmente foi aproveitado todo o seu potencial, comparados favoravelmente com o seu trabalho posterior, nos filmes de Ken Russell.
These Are the Damned é um filme difícil - que leva alguns minutos para a sua paixão e intensidade realmente vir à superfície. Como tantos outros filmes de Losey, é, em última análise, sobre muito mais do que realmente é mostrado no argumento. Tem sido sugerido que o filme deixou marcas na obra de Stanley Kubrick, que mais tarde realizou Laranja Mecânica (1971) com elementos influenciados por These Are the Damned. Isso nota-se nos primeiros minutos.
Não havia legendas em português, por isso podem encontrar, em anexo, espanhol e inglês.

Mega
Link 
Imdb  

1 comentário:

ESTRELA DECADENTE disse...

★★★