quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

O Último Homem na Terra (The Omega Man) 1971


Algumas histórias são, provavelmente, amaldiçoadas a serem persistentemente refeitas no cinema. Uma dessas histórias é a do livro de Richard Matheson, Eu Sou a Lenda, um curto, e rápido chiller sobre o fim do mundo, perturbador, que foi feita pela primeira vez como "O Último Homem na Terra", em 1964, dirigido por Sidney Salkow. Agora, mais uma vez o trabalho de Matheson é levado ao cinema, e os resultados são francamente melhores, mas ainda assim o filme é  medíocre e desigual, com uma  mão pesada nas caracterizações, desenvolvimento desleixado, e um estilo errático. É intitulado The Omega Man, e parece-se muito pouco com a sua fonte original.
Há algumas coisas bastante interessantes no filme, mas simplesmente não adicionam nada ao potencial da história. As primeiras cenas do homem solitário a dirigir um carro pelas ruas desertas de Nova York, faz lembrar uma das cenas mais misteriosas de Harry Belafonte nos momentos de abertura do filme "The World, the Flesh, and the Devil". Ambas são sequências muito bem conseguidas, a solidão e o terror oculto transmitidos com a absorção do impacto, devastando de tal forma que a pessoa não está preparada para o pior.
Charlton Heston é excelente a evocar essa qualidade de afectar a solidão, as conversas consigo próprio, o seu combate sozinho contra os sobreviventes da guerra biológica, e na unidade pessoal e convicção que não são muito diferentes do seu Taylor de O Planeta dos Macacos.
Infelizmente, as esperanças diminuem quando o filme avança, Heston encontra sobreviventes humanos como ele, incluindo uma jovem negra radical que eventualmente se apaixona por ele, dando uma nota falsa de ter alcançado uma harmonia racial. Descobrimos que as vítimas da peste são um grupo de fanáticos religiosos chamados "The Family", anti-sociais, anti-materialistas e anti-humanos.
Realização a cargo de Boris Sagal.

Sem comentários: