sábado, 22 de dezembro de 2012

Um Rapaz e o Seu Cão (A Boy and His Dog) 1975


"A Boy and His Dog" mostra-nos um planeta Terra no ano de 2024, devastado pela catástrofe atómica da IV Guerra Mundial. O planeta tornou-se um deserto com seus poucos sobreviventes a lutarem para obter os poucos e preciosos recursos. É neste lugar que encontramos Vic (Don Johnson) e o seu seu cão Blood (voz de Tim McIntire) que se comunicam através de uma ligação telepática. Os dois olham um pelo outro enquanto buscam alimentos e...mulheres. Sim, mulheres. Estamos no território do low-budget, e a paisagem "pós-apocalíptica" é previsivelmente estéril. A alimentação é uma preocupação constante, e para Vic o desejo de encontrar encontrar uma mulher - aparentemente escassas neste mundo pós-apocalíptico - acrescenta ao filme uma grande agitação. A amizade de Blood e Vic parece em grande parte ser garantida por um acordo no qual Vic encontra alimentos para Blood, e o cão encontra as mulheres para Vic.
 Em "A Boy and His Dog" (1975) os primeiros dois terços do filme apresentam esta relação e um cenário desolado de pós-guerra bastante eficaz, com Vic finalmente a encontrar uma mulher, chamada Quilla June Holmes. De seguida, o filme dá uma grande volta, depois de Vic ser ludibriado por Quilla em investigar o mundo "Down Under" - uma estranha sociedade que existe por baixo do deserto onde todos usam trajes de palhaços, e parece haver uma espécie de regime totalitario no controle. Jason Robards, entra aqui em cena como Lou Craddock, um líder que gosta de aplicar a sua autoridade, incluindo de ter a decisão de quem é enviado para a "farm" (isto é, ser executado). Vic torna-se um prisioneiro deste covil de palhaços loucos, e necessita de saír dali a todo o custo.
Esta adaptação de 1975 de uma novela de Harlan Ellison é um desses filmes do tipo Soylent Green, de sci-fi, que parece ter dois propósitos: (1) avançar com algum tipo de comentário social, e (2) assustar o público com um auto-consciente conjunto de peças bizarras. Há uma mensagem muito fácil de anti-guerra e anti-governamental aqui - mas nada que realmente nos faça pensar, no entanto. Na verdade, uma impressão esmagadora que tiramos daqui - particularmente durante o último terço do filme - é a forma como o realizador (e co-argumentista) LQ Jones parece desesperado em criar uma espécie de "midnight movie"
 L.Q. Jones, um dos actores preferidos de Sam Pekinpah, dirigiu apenas este filme na sua carreira. Don Johnson, era um jovem actor que mais tarde se tornaria um ícone dos anos 80 na série de TV, Miami Vice. 

Mega
Link
Imdb

Sem comentários: