domingo, 30 de dezembro de 2012

O Cúmplice das Sombras (The Prowler) 1951


Na altura em que estava a fazer "The Prowler", o realizador Joseph Losey começou a ter problemas com o senador Joseph McCarthy e a House Un-American Activities Committee. Ele preferiu ir para o exílio em Inglaterra, onde trabalhou o resto da sua carreira, alguns desses filmes britânicos - como o "The Servant (1963) são hoje altamente aclamados e muito amados, mas este noir escabroso não parece ter o mesmo tipo de amor. (o produtor Sam Spiegel assinou "SP Eagle", como fez com outros filmes dos quais queria manter-se à distância, e aos quais não queria estar ligado).
Mas "The Prowler" é uma obra-prima baixa e suja, contando uma história não muito diferente de "Double Indemnity" (1944) ou "The Postman Always Rings Twice" (1946), com algumas personagens realmente desprezíveis. Mas, mais do que um olhar superficial, revela algumas idéias brilhantes e temas que o destacam mais do que algumas das suas partes "sujas".
Van Heflin interpreta como Webb Garwood, um policia que já foi jogador de basquetebol, que se queixa que já foi muito mal tratado na polícia, mas não é difícil de perceber que foi Webb quem fez a sua própria cama. As sobrancelhas largas de Heflin nunca foram melhor usadas, com a sua interpretação de canalha do primeiro ao último frame. A sua co-estrela é Evelyn Keyes, que interpreta Susan, uma dona de casa bem parecida que vem de uma boa família para se casar com uma família rica. Infelizmente, o marido - um locutor de rádio - não lhe pode dar filhos, e ela está aborrecida. 
Webb e o seu alegre parceiro, Bud (John Maxwell), investigam um roubo na propriedade de Susan, e Webb fica fascinado por ela. Em breve eles começam um caso. Susan não é a típica vítima do film noir. Nada é preto-e-branco para ela, excepto quando se trata do certo e errado. Não demora muito para que Webb assassine o seu marido, mas apesar do planeamento cuidadoso e uma encenação sagaz, um pequeno pormenor que ele ignorou.
The Prowler é um noir rico e idiossincrático que explora os temas típicos do noir - a ganância, a violência, ambição - de formas pouco comuns. O verdadeiro ladrão(prowler) da abertura, ao que parece, é acidental para a história. O ladrão real, a fluência real, é o estranho que tão desesperadamente quer o que só pode olhar de longe, o tipo que espreita na escuridão, olhando e desejando mas separado do que vê por barreiras aparentemente intransponíveis. O voyeurismo de Webb é uma questão de classe, principalmente, quando ele olha para a riqueza e o sucesso dos outros e quer o que eles têm. Talvez Losey sugira que o cinema funciona de forma semelhante, apresentando visões de glamour e beleza para deslumbrar o público, e as trevas, os voyeurs desejam a pureza e a maravilha do que está na tela, a janela através da qual eles espreitam. 

Mega
Link
Imdb

2 comentários:

ESTRELA DECADENTE disse...

★★★

Anónimo disse...

tentei baixar este filme quatro vezes.interrompe sempre com 7 minutos.
pode ajudar?
obrigado.