terça-feira, 2 de julho de 2019

The Torchbearer (Svetlonos) 2005

O dia e a noite alternam-se incansavelmente sobre uma cidade e o seu labirinto... Até que a maquinaria de repente pára, deixando tudo numa noite eterna. O nosso herói entra no labirinto, e vai passando em todos os testes que lhe são colocados pela frente…
Sendo este filme obra do filho de Jan Švankmajer, Václav Svankmajer, poderia ser de esperar uma imitação derivada do estilo do pioneiro da animação que era o seu pai. No entanto, "Svetlonos" ilumina-se como um trabalho importante e distinto, sem dúvida um dos filmes de animação sub-30 minutos mais importantes de 2005, um ano muito rico na animação. Visualmente, tem uma forma mais clássica do que qualquer filme de Jan. Tanto a estrutura como as imagens parecem convidar a possíveis leituras alegóricas: ciclos temporais, ascensão e queda de reis, a invasão marcial de um espaço matriarcal, etc...
Os modelos são realistas, e o som é usado para assombrar. "Svetlonos" assemelha-se aos filmes dos irmãos Quay, como o sombrio "Streets of Crocodiles", ele próprio inspirado pelo pai Svankmajer, embora se possa perceber que a tecnologia avançou muito desde o filme dos irmãos Quay até 2005. 
É um filme que deve ser visto não só pelos fãs do cinema de animação, mas também por todos que permaneçam cépticos sobre o poder da animação em criar ambientes genuinamente escuros e sombrios.

Link
Imdb

Sem comentários: