quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

The Wishing Tree (Natvris Khe) 1977

Poesia, imagens vívidas e alegoria, marcam as quase duas dúzias de episódios deste conto épico sobre a vida humana e os seus problemas, passados na localidade georgiana de Kachetien, perto da virada do século. Uma história continua diz respeito a uma jovem mulher, apaixonada por um homem, casado com outra pelos anciãos da aldeia. Quando ela é apanhada a encontrar-se com o seu verdadeiro amor, é denunciada na aldeia por abuso público e ridicularizada, sendo atiradas contra ela bolas de lama.
Muitos personagens excêntricos são retratados, desde o homem simples ao contador de histórias, e os seus sonhos revelam o que cada um consideraria felicidade nesta vida. O realizador bem conceitudado deste filme, Tengiz Abuladze, era conhecido pelas suas obras visualmente sofisticadas e simbolicamente ricas.  "The Wishing Tree" é o segundo filme numa trilogia georgiana de Abuladze: o primeiro, lançado em 1969, chamava-se "Encounter", sobre o primitivista Nikos Piosmani, o último, lançado em 1987, chamava-se "Repentance". "The Wishing Tree" baseava-se num conto contado por Georgi Leonidze, e ganhou vários prémios, incluindo o David Donatello Prize para melhor filme estrangeiro, prémio equivalente aos Óscares em Itália. 
Neste filme de Abuladze a poesia e o testemunho são partes da mesma corrente. A morte abre e fecha o filme, mas este é abundante em vida. 
Legendas em inglês.
Filme escolhido pelo Tiago de Cena.

Link
Imdb

Sem comentários: