segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

O Grande Mestre dos Lutadores (Zui Quan) 1978

O pai de Wong Fei-hong tem tentado ensinar-lhe a difícil arte do Kung-Fu, mas o filho é desobediente demais para ser ensinado, e o pai vê-se obrigado a enviá-lo para o seu tio, um mestre cruel e tortuoso dos 8-Drunken Genii kung-fu. Depois de muito sofrimento o filho volta para resgatar o pai de um cruel assassino.
"Drunken Master" é um filme lendário para o reino das artes marciais por três razões: primeiro porque marcaria o tom para quase todos os filmes de Jackie Chan. Os filmes que lhe seguiriam fundiam estilos como a comédia slapstick e as artes marciais, muito bem filmadas e coreografadas como uma forma de arte visual. A segunda razão é que seria dirigido pelo futuro mestre das artes marciais Yuen Woo-ping, talvez o maior coreógrafo de kung-fu de todos os tempos, embora tivesse estreado em segundo lugar. Por último, porque é um óptimo filme de entretenimento. 
Não há muita história, excepto para mostrar algumas aventuras dos primeiros tempos do herói folclórico chinês Wong Fei Hung, antes de se tornar numa figura histórica. Como descrito no filme, Wong é um jovem travesso sempre metido em sarilhos, e apesar das suas habilidades serem impressionantes continua a lutar com lutadores que o superam. Agora, sob a tutela de um velho mestre, aprende um novo estilo de luta que mais tarde irá empregar para salvar o seu pai.
Jackie Chan está maravilhoso, mostrando claramente que estava destinado a ser um herói de acção no futuro, embora se pergunte porque levou tanto tempo a ser uma estrela fora do seu país. Ao contrário dos seus pares, que também são impressionantes em termos de habilidades físicas, Chan trazia uma nova dimensão ás suas personagens que o diferenciavam dos demais. 
Filme escolhido pelo Sérgio Renato.

Link
Imdb

Sem comentários: