terça-feira, 22 de agosto de 2017

Zombie: A Maldição dos Mortos-Vivos (Dawn of the Dead) 1978

Depois dos acontecimentos de "Night of the Living Dead" (1968), seguimos as aventuras de quatro sobreviventes do apocalipse zombie, em franca expansão, que se refugiam num shopping abandonado depois da evacuação de um complexo de apartamentos pela SWAT. A fazer stock de tudo o que apanham, armam-se e trancam-se dentro do shopping, destruindo todos os zombies que possam para poderem sobreviver mais um tempo. As tensões começam a crescer à medida que os meses avançam, e eles apercebem-se que se tornaram presas do consumismo. Os problemas chegam quando um grande grupo de motociclistas invade o shopping...
"Dawn of the Dead" é o segundo filme sobre mortos-vivos de George A. Romero, feito 10 anos depois do primeiro, estabelecendo um mundo onde os mortos estranhamente regressaram à vida, e começaram a comer os vivos. Este segundo filme tem lugar logo após os eventos de "Night of the Living Dead", quando este horrível estado de coisas se continua a espalhar, aterrorizando as pessoas em todos os lugares. Desde o início que Romero assinala que este será um tipo de filme muito diferente do primeiro, que se caracterizava por uma tensão e suspense em crescendo, numa noite claustrofóbica. Na televisão dão diferentes interpretações da ameaça zombie, enquanto no terreno estão todos divididos em o que pensar, o que fazer, e para onde ir a seguir. Esta tudo a desabar, as instituições do costume pouca ajuda podem oferecer, e as armadilhas da sociedade moderna mais familiares, como a própria TV tornam-se absurdas e até perigosas, levando os espectadores a cometer actos de desespero. É este o tema que Romero explora, o colapso da sociedade revela algo de absurdo das convenções e ideais dessa sociedade. É uma ideia que se fará sentir ao longo deste filme selvagem e frenético, assim que os créditos terminam a acção real começa.
O primeiro filme de Romero era um filme económico, infalivelmente assustador e minimalista, apresentando as suas ideias sobre a sociedade e a humanidade a preto e branco enquanto explorava o terror do ataque dos zombies. "Dawm of the Dead" até aqui é diferente. É um filme mais solto, passa-se em espaços mais amplos e coloridos, e o terror é acompanhado pela comédia sangrenta e a sátira social. Ao abandonar a simplicidade e a grandeza de "Night of the Living Dead", Romero encontrou virtudes compensadoras suficientes para fazer o seu segundo filme de zombies. Selvagem, nem sempre coerente, mas que é necessário ser lido nas suas multi-camadas. 

Link
Imdb

Sem comentários: