sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Wonderful Days (Wonderful Days) 2003

Num futuro não muito distante, no qual o nosso planeta fora devastado e está coberto pela penumbra das nuvens negras (causadas pela poluição inimaginável do ar), a única cidade que sobreviveu fora Ecoban, e é esta cidade que mantém o planeta com índices de poluição altamente elevados, porque é da poluição que ela se mantém. Uma cidade altamente egocêntrica, que não mede esforços para separar os “puros” dos “impuros” (estes últimos, conhecidos como “Marrians”), e que tem no seu governante um homem imperialista, pouco escrupuloso, intolerante para com a vida humana. Ecoban é gerenciada por completo pelo avançado sistema Delos: é lá que se encontra tudo, absolutamente tudo, sobre a cidade imperialista. Ao redor da cidade de Ecoban existe uma comunidade conhecida como “Marr”. Os habitantes de Marr, conhecidos como Marrians, são utilizados como escravos por Ecoban, e têm como motivação, um dia, conseguirem libertar-se das mãos de Ecoban e, assim, acabar com a poluição no planeta, e têm em Shua a sua maior esperança de liberdade. 
Maravilhosamente distópico este filme sul coerano, rivaliza, por vezes, com o melhor do animé japonês. Realizado por Moon-saeng Kim, as suas paisagens urbanas vertiginosas e os terrestres mortais que a habitam são tratados com a maior atenção ao detalhe. Parte Blade Runner-esque, parte pós-apocalítico, parte história de amor, o filme funciona muito melhor nos seus silêncios. 
Sendo um filme de grande orçamento, o filme mais caro de sempre da animação da Coreia do Sul, era uma tentativa clara de rivalizar a animação do Japão, usando como plano de destaque os visuais impressionantes e uma mistura de 2D com 3D, com uma aparência muito elegante. 
Dois anos depois seria adaptado para o cinema ocidental, numa versão que recebeu o nome de "Sky Blue", mas esta versão aqui presente é a original. 

Link
Imdb 

Sem comentários: