sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Guerra Ao Vírus Da Loucura (The Crazies) 1973

Um avião cai próximo a Evan´s City, uma pequena cidade do Estado americano da Pennsylvania. Transportava uma carga perigosa, um tipo de arma bacteriológica, de um projeto secreto chamado Trixie. O vírus contagioso de uma vacina experimental criada em laboratório atinge a reserva de água local e chega até aos habitantes da cidade, que foram contaminados e passaram a demonstrar sinais de loucura, com comportamentos violentos. O exército interfere, invadindo a cidade para tentar conter a epidemia, instaurando um estado de quarentena. No meio da imensa confusão e caos que se abateu sobre a cidade dominada pelo exército, um grupo de habitantes tenta entender a situação e escapar ileso.
George A. Romero era um nome "semi-hot" na altura do lançamento deste filme. Se "There’s Always Vanilla" e "Season of the Witch" não tinham causado muito boa impressão, "Night of the Living Dead" tinha-se tornado num êxito das sessões da meia-noite. Depois de um distribuidor lhe ter perguntado se ele tinha mais alguma boa idéia, apareceu um argumento chamado "The Mad People", a partir do qual, depois de algumas alterações, surgiu este "The Crazies". Embora semelhante ao seu primeiro filme, Romero provou que mesmo a partir de um orçamento limitado se podiam fazer bons filmes. 
Olhando de forma directa, "The Crazies" não é mais do que um filme sobre pessoas que ficam loucas. Mas, feito à sombra dos escândalos de Watergate e do Vietname, tem abundância em alegoria: a invasão de uma força militar, o encobrimento e a duplicidade do governo,  a loucura, e o eventual genocídio. Tal como em "Night of the Living Dead", "The Crazies" não oferece nenhuma esperança, conforto, e, com toda a certeza, nenhum final feliz. 

Link
Imdb

Sem comentários: