domingo, 30 de setembro de 2018

O Nosso Caso: Livro 4 - O Bezerro de Ouro (2003)

Um ensaio acerca da cinematografia portuguesa do último quartel do século XX. Tomando como ponto de partida três filmes faróis do pós-Cinema Novo – a saber: "O Passado e o Presente", "Brandos Costumes" e "Jaime" – os autores empreenderam uma revisitação crítica das ficções da nossa cinematografia recente, buscando o que nela há de furiosamente português.
Cruzando o seu ponto de vista com o de alguns cineastas, críticos e cinéfilos, os autores interrogam-se acerca das imagens e sons de um cinema amado-odiado, produto de um país que, conforme muitos dizem, sofre de excesso de identidade. E fazem-no realizando o velho sonho de montar um filme composto de imagens rodadas por outros e o não menos antigo projecto de empreender um estudo sobre cinema constituído pelas próprias imagens que, graças à retórica da montagem, pretendem analisar.
"O Nosso Caso" divide-se em seis episódios - Génese, A Terra Prometida, Jonas, O Bezerro de Ouro, O Massacre dos Inocentes e Carne.
O episódio que temos aqui, é o quarto, de seu nome "O Bezerro de Ouro". Em terra de autores, confrontamo-nos amiúde com cineastas cuja excepcional bagagem cultural se reflecte em filmes recheados de citações. A importância do reconhecimento da crítica estrangeira na carreira dos cineastas não é decerto alheia a esta tendência para um metacinema…
Filme escolhido pelo Paulo Cunha.

Link

Sem comentários: