quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Book of Days (Book of Days) 1989

Meredith Monk tem sido uma anomalia durante grande parte da sua carreira de 27 anos, como compositora e como coreógrafa, criando danças que eram óperas, e óperas que eram danças, e peças de teatro míticas que eram danças e óperas. Para complicar mais as coisas, ela também é realizadora. Em "Book of Days" criou um filme que é essencialmente uma imagem em movimento.
"Book of Days" começa a cores, com trabalhadores do Século XX a explodirem uma parede de tijolos deixando um buraco que se abre para uma pequena cidade a preto e branco na Idade Média. Homens, mulheres e crianças deslizam sobre as suas tarefas diárias, parando para responder por vezes a perguntas anacrónicas de entrevistadores do Século XX.  
Os cristãos medievais estão vestidos de branco, os judeus em vestes negras, cada um marcado com um círculo amarelo. Ambos são atacados pela Praga, pela qual os Judeus são considerados culpados. Um jovem judia tem sonhos visionários que a levam a desenhar objectos crus identificáveis, como um carro, um avião, ou uma arma. "Book of Days" é um jogo visual muito bonito de  superfícies e texturas, desde tijolos a paredes ásperas e da inocência luminosa que ilumina o rosto da menina, até à inocência iluminada que ilumina a face da velha, interpretada pela própria Mrs. Monk. que ensina a jovem a abraçar as suas visões.
Filmado em Cordes, na França, "Book of Days" foi primorosamente fotografado por Jerry Pantzer, e apenas tem legendas para as partes que não são faladas em inglês.
Foi um filme escolhido pela Sónia Sousa.

Link
Imdb

2 comentários:

Moshi disse...

Bonjour !!
I have been looking for this film for a long time, is it possible to make a reup, please.
Merci.

Moshi disse...

merci, merci !!!