segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Lili (Lili) 1953

Lili Daurier (Leslie Caron) é uma jovem de dezasseis anos triste e solitária porque o pai morreu e a deixou sem outra família. Viaja para uma cidade costeira francesa para trabalhar com um velho amigo do seu pai, mas descobre que este também morreu. Acaba por ser resgatada por um grupo de teatro de marionetas e apaixona-se pelo mágico, só que este não a vê como um interesse romântico.
"Lili" (1953), de Charles Walters, é um filme doce e muito especial, filmado entre os dois extravagantes musicais realizados por Vincente Minnelli, com Leslie Caron como protagonista, "Um Americano em Paris" (1951) e "Gigi" (1958). Filmado num Technicolor brilhante e primitivo, "Lili" não é realmente um Musical, já que a única dançarina é a protagonista, e a única canção que é realmente cantada é “Hi Lili, Hi Lo,” uma melodia extremamente cativante de Bronislau Kaper, com uma letra bastante triste de Helen Deutsch, que também escreveu o argumento. Considerando que os outros filmes de Walters são geralmente divertimentos leves e agradáveis, a forte ressaca de melancolia que premeia todos os momentos em que Lili aparece, provavelmente vem do argumento de Deutsch.
Há apenas dois números musicais, mas quando os vemos fica óbvio porque o filme ainda é tão popular. Ambos são muito imaginativos, e ambos acontecem na cabeça de Lili, enquanto que ela sonha com diferentes cenários românticos. No primeiro vê-mo-la como uma empregada de mesa a dançar na plateia do espectáculo do mágico. A segunda é no final do filme, e temos Leslie Caron a dançar com as versões humanas do espectáculo de Paul, com cada uma a representar um pedaço da personalidade dele.
Grandes interpretações de Leslie Caron e de Mel Ferrer, e do resto do elenco que incluí Jean-Pierre Aumont, Zsa Zsa Gabor, entre outros. 
Filme escolhido pelo João Palhares. 

Link
Legendas
Imdb

Sem comentários: