sábado, 30 de junho de 2018

Morgan - Um Caso para Tratamento (Morgan: A Suitable Case for Treatment) 1966

Morgan Delt é um artista falido da extrema esquerda, um irresponsável cujos pais comunistas possuem uma loja no mercado de Londres. Ele também é agressivo, e um sonhador confesso, obcecado por Karl Marx, gorilas, e incapaz de impedir a sua esposa de se envolver com o seu ex-melhor amigo. Usa o seu rico mundo de fantasia como refúgio da realidade externa, onde o seu comportamento não convencional irá provocar o divórcio com a sua esposa, e problemas com a polícia.
Karel Reisz dirige esta comédia de humor negro passada em Londres, ainda hoje visto como um filme de culto da década de sessenta. É baseado numa peça para televisão de David Mercer, chamada "A Suitable Case for Treatment". Mercer era um dramaturgo de grande intelecto que fez muito para moldar os dramas da década de sessenta na TV britânica. Don Taylor era um seu frequente colaborador e considerava-o como o primeiro grande dramaturgo inglês a surgir da televisão. O seu trabalho tinha universalidade, e lidava com sérios problemas intelectuais, filosóficos e políticos. 
O filme explorava um tema que era familiar para Mercer, e que o realizador Paul Madden chamou de "alienação social disfarçada de loucura".O filme era inovador na forma como na forma como representava os pensamentos e fantasias de Morgan, e o seu comportamento excêntrico.
Como era habitual nos filmes britânicos deste período, contava com grandes interpretações da dupla central de protagonistas, David Warner e Vanessa Redgrave. Esta ganhou o prémio de melhor actriz em Cannes e foi nomeada para o Óscar de Melhor Actriz. Neste ano aconteceu uma coisa curiosa: pela primeira vez estavam nomeados para o Óscar de Melhor Actriz duas irmãs, Vanessa Redgrave por este filme, e Lynn Redgrave pela sua prestação em "Georgy Girl", que também será visto neste ciclo.

Link
Imdb

Sem comentários: