sábado, 23 de setembro de 2017

Livros - Semana 1

A partir de esta semana, e como reparei que é do interesse de muita gente, vou abrir uma secção nova aqui no blog. Todas as semanas, sempre ao fim de semana, poderão encontrar aqui cinco publicações que tenham a ver com o mundo do cinema. Poderão ser ensaios, teses de mestrado, revistas, ou até mesmo publicações vossas. Se quiserem mandar algum trabalho vosso mandem para myonethousandmovies@gmail.com. Será aqui publicada com todo o gosto.
Para a primeira semana serão estas as publicações:

- Revista Sight & Sound, Setembro de 2017 - Link

- Women, Desire, and Power in Italian Cinema, de Marga Cottino-Jones - Link
Estudo contextual sobre a representação das mulheres nos filmes italianos do século XX. Marga Cottino-Jones argumenta que as formas como as mulheres são tratadas na tela reflectem um "conservadorismo sexual" subconsciente, típico de uma sociedade italiana enraizada dentro de uma ideologia patriarcal.

- Monte Hellman: His Life and Films, de Brad Stevens - Link
Em 1970 o LA Times escreveu que ele era o segredo mais bem guardado de Hollywood. Mais de 40 anos depois, Hellman e o seu trabalho continuam secretos, e o seu génio reconhecido apenas por um grupo fechado de fãs. Este livro é uma biografia, e um estudo intenso sobre a sua carreira até ao ano de 2003.

- Future Imperfect: Philip K. Dick at the Movies, de Jason P. Vest - Link
Philip K. Dick foi um dos autores americanos mais incisivos e subversivos da última metade do século XX. As adaptações cinematográficas da sua obra geraram muito interesse a partir do filme "Blade Runner" (1982), que é necessária uma dissertação sobre os seus filmes. Future Imperfect é a primeira publicação a examinar as primeiras oito adaptações da obra de Dick à luz das suas fontes literárias. 

Through the Mirror: Reflections on the Films of Andrei Tarkovsky, de Gunnlaugur A. Jonsson, Thorkell A. Ottarsson - Link
Já passaram mais de 30 anos desde que Andrei Tarkovsky faleceu de cancro no seu exílio em França. Esta é uma de muitas obras escritas em torno do seu trabalho, e uma forte indicação do interesse continuo, e dos desafios colocados pelos seus filmes. Esta colecção de ensaios, cada uma com uma abordagem única, ajuda-nos a compreender um pouco melhor o seu mundo.

1 comentário:

David Martins disse...

Tudo downloadado e acrescentado na pilha de livros na "lista para ler", Obrigado!