quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Károly Makk

Os dias de glória do cinema húngaro tiveram lugar a partir de meados da década de sessenta, até finais da década de setenta, principalmente por causa da relativa liberalização do regime comunista, liderado por um apoiante dos soviéticos, János Kádár. Károly Makk estava entre os principais realizadores daquele período, a par de nomes como  Miklós Jancsó, Márta Mészáros, István Szabó, Zoltán Fábri e István Gaál, cujos filmes começaram a ser cada vez mais vistos e aclamados no Ocidente.
Por causa de problemas com a censura, durante o regime anterior, que eram considerados marionetas estalinistas, Makk, que fazia filmes desde 1955, teve de esperar até 1971 para conseguir reconhecimento internacional, numa obra intitulada, simplesmente, "Amor". Este filme, esquisitamente forjado sobre o amor, a falsidade (política e pessoal) e a ilusão, ganhou o prémio do Júri no Festival de Cannes, e menções especiais para as actrizes Darvas e Törőcsik guiando o realizador para uma carreira bastante eclética, que incluía uma nomeação ao Óscar de melhor filme em língua estrangeira com "Cat’s Play" (1974), mas seria com "Another Way" (1982), que atingiria o seu píncaro, uma história sobre um romance lésbico que foi em primeira instância nomeado pela Hungria para a representar nos Óscares, sendo depois a sua candidatura retirada por ordens de Kádár.
Makk nasceu na pequena cidade de Berettyóújfalu,, no leste da Hungria, onde o seu pai, Kálmán, era proprietário de um cinema, dando ao filho hipóteses de ver muitos filmes. Os pais, que tal como muitos húngaros perderam o seu negócio depois do país cair sob o domínio soviético. Ele inicialmente pretendia tornar-se engenheiro, uma profissão que era comum à sua família do lado da mãe. Em vez disso entrou para a indústria cinematográfica nacionalizada, onde trabalhou desde argumentista a realizador.
Károly Makk faleceu no passado dia 30 de Agosto, com 91 anos, e, nos próximos dias vamos aqui prestar-lhe homenagem, com a exibição de alguns filmes, entre os quais os mais importantes. Serão 6 filmes, já a partir de amanhã.


Sem comentários: