segunda-feira, 17 de julho de 2017

The Creation of the Humanoids (The Creation of the Humanoids) 1962

Depois de intensas guerras nucleares a humanidade vive restrita num mundo cheio de radiações e baixa taxa de natalidade. O auxílio das máquinas é essencial, mas o desenvolvimento de humanoides robots cada vez mais "humanos" causa conflitos entre parte da sociedade. Os andróides vão revoltar-se contra os seus mestres, e vão à guerra contra o resto da humanidade.
Filme independente da Genie Productions, é surpreendentemente profundo para um filme de baixo orçamento. Tem todas as marcas habituais num filme de série B: cenários simples, interpretações marginais, filmagens de stock, mas tem um argumento muito acima da média, muito mais pensativo do que os outros filmes de ficção cientifica da época. Sem grandes efeitos especiais, é passado num futuro pós-nuclear da Terra, e conta-nos uma história sobre a dependência da humanidade, e o medo dos robots que criaram.
"The Creation of the Humanoids" tem algumas boas idéias de ficção cientifica, que funcionam como uma parábola para o crescente movimento dos direitos civis dos Estados Unidos, bem como uma observação ainda mais ampla da tensão entre necessidade de bloqueio de segurança psicológica que se manifesta como sentimento reacionário na face das rápidas mudanças cientificas, e a sua viagem para um clímax que  contempla uma nova fronteira para a consciência e a humanidade.
O argumentista Jay Stills pediu emprestados elementos de duas histórias de robots anteriores. O nome veio do livro escrito em 1947 por Jack Williamson: "Humanoids". Da história de Williamson, Stills foi buscar uma população de servos robots mecânicos programados para fazer "o bem" para a humanidade. Da peça de Kavel Capek "R.U.R. (Rossum's Universal Robots)"  ele foi buscar alguns elementos básicos da história, incluindo um robot para criar uma nova criação.

Link
Imdb

Sem comentários: